Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Ameaçado, presidente de instituição que combate pedofilia sai do país

Thiago Tavares, presidente da SaferNet Brasil, se exilou na Alemanha após sofrer uma série de ameaças

Por Da Redação
7 dez 2021, 13h58

Após sofrer ameaças e ter seu computador invadido pelo programa espião Pegasus, Thiago Tavares, fundador e presidente da SaferNet Brasil, deixou o país e exilou-se voluntariamente em Berlim, na Alemanha. Na noite desta segunda-feira (6) a informação foi divulgada em uma carta entregue a funcionários, colaboradores e instituições parceiras.

A organização de direitos humanos criada por Thiago é conhecida por atuar no combate a pedofilia online e vinha trabalhando na captura de um dos maiores pedófilos do mundo no Brasil, no combate a desinformação nas eleições e em outras causas.

O texto dizia que o presidente da SaferNet Brasil sofreu ameaças de morte após participar da mesa “Como se estruturam as campanhas de ódio e desinformação” do “Seminário Internacional Desinformação e Eleições” do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 26 de outubro.

abuso
((Foto: Dena Hurlebaus)/ThinkStock)

“O auto-exílio ou exílio voluntário é medida extrema —e jamais aplicada desde a fundação da instituição em 2005— quando a segurança pessoal de funcionário, colaborador ou diretor da SaferNet Brasil encontra-se em grave e iminente risco. É justamente o que ocorre”, diz a carta.

Continua após a publicidade

De acordo com ele, as ameaças aumentaram em 22 de novembro, quando um funcionário da organização foi vítima de um sequestro relâmpago em Salvador (BA), onde foi ameaçado com violência e teve seu celular e computador roubados. Thiago estava a apenas 800 metros do local do ocorrido.

Em 2 de dezembro uma familiar do presidente da SaferNet Brasil teria sido ferida em Salvador e internada na UTI. A carta não contém mais informações sobre o episódio.

Neste mesmo dia, foi descoberto pela ONG evidências de que o computador de Thiago foi comprometido pelo malware Pegasus, programa desenvolvido pela empresa NSO Group, de Israel, que tem sido utilizado ilegalmente para perseguir jornalistas e ativistas de direitos humanos ao redor do mundo.

Como funciona o malware Pegasus

O Pegasus funciona como um vírus que permite rastrear em segredo todas as atividades realizadas pela pessoa que teve o aparelho infectado, como ler mensagens, ver fotos, saber a localização e até ter acesso a contas bancárias, redes sociais e email.

Continua após a publicidade

O vírus permite ainda que o microfone e a câmera do celular sejam ativados remotamente para ouvir ligações e tirar fotos sem que a pessoa saiba.

Isso é possível graças a falhas e brechas e segurança nos códigos do IOS, sistema operacional dos iPhones, e no Android, do Google, exploradas pelo programa. Esses erros já foram corrigidos pelas empresas, mas o software utiliza aparelhos desatualizados ou de brechas que ainda não foram descobertas.

“A proximidade dos fatos, somado às ameaças que já vinha recebendo, não deixou alternativa a Thiago Tavares a não ser deixar o país, temporariamente, até que as circunstâncias dos fatos sejam totalmente esclarecidas e sejam restabelecidas as condições de segurança pessoal para o desempenho de suas atividades profissionais e acadêmicas no Brasil, seja como defensor dos direitos humanos, seja como especialista em tecnologia”, finaliza a carta.

O texto informou que Thiago Tavares chegou à Alemanha no último sábado (4).

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.