Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Policiais canadenses e escocesas podem usar véu em serviço

As autorizações seguem exemplos próximos de outras forças de segurança que já liberaram o uso do hijab.

Por Redação CLAUDIA
Atualizado em 12 abr 2024, 14h52 - Publicado em 25 ago 2016, 13h45

Enquanto a França vem restringindo cada vez mais certas vestimentas islâmicas – como o a proibição do uso de niqab em lugares públicos e do burkini em praias nacionais – alguns países estão trilhando o caminho contrário e autorizando o uso do véu por servidores públicos.

Nesta terça-feira (23), o governo escocês anunciou que o hijab estava liberado como parte opcional do uniforme policial.  “Como muitos outros empregados, principalmente no serviço público, nós estamos trabalhando para garantir que nosso serviço represente as comunidades que servimos”, explicou o chefe da polícia escocesa Phil Gormley. “Eu espero que esta ampliação no nosso uniforme contribua para fazer da nossa equipe mais diversa, ampliando as habilidades, experiências e qualidades pessoais que nossos oficiais levam para o serviço nas comunidades da Escócia”, complementou Gormley.

Além disso, no Canadá, o uso do véu já havia sido liberado no começo do ano para agentes da Real Polícia Montada do Canadá. Segundo Scott Bardsley, porta-voz do ministro da Segurança Pública, a medida visa refletir melhor a diversidade do país e também encorajar muçulmanas a se juntar à polícia nacional. “A Real Polícia Montada do Canadá é uma polícia progressiva e inclusiva que valoriza e respeita pessoas de todos os antecedentes culturais e religiosos”, explicou Bardsley.

Continua após a publicidade

No caso escocês, o anúncio oficializa uma prática que já era possível mediante autorização de superiores e acompanha o exemplo de outras forças de segurança britânicas, como a Polícia Metropolitana de Londres, na Inglaterra. Já a Real Polícia Montada é a terceira força do Canadá a autorizar o uso do véu, depois das cidades de Toronto e Edmonton, mas tem força ainda maior, já que o uniforme dos Mounties – como são conhecidos os oficiais reais – é um símbolo nacional. O chapéu marrom de abas largas e as vestimentas vermelhas que o caracterizam pouco mudaram desde sua criação há quase 200 anos.

Reprodução/BBC.uk
Reprodução/BBC.uk ()

Divulgação
Divulgação ()

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.