Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Piloto Tammie Jo Shults pousa com segurança após motor de avião explodir

Uma das primeiras mulheres a ser piloto de caça no exercito americano, ela manteve a tranquilidade e aterrissou dez minutos após danos na aeronave

Por Da Redação
18 abr 2018, 16h31

Após uma falha em um dos motores, um avião da Southwest Airlines teve de fazer um pouso de emergência no Aeroporto Internacional da Filadélfia, nos EUA, na terça-feira (17). No comando da aeronave estava a piloto Tammie Jo Shults, 56 anos, que conseguiu aterrissar dez minutos após a falha salvando praticamente toda a tripulação. Uma pessoa morreu e sete ficaram feridas.

“O voo 1380 da SouthWest pousou no Aeroporto Internacional da Filadélfia nesta manhã depois que a tripulação reportou que um dos motores da aeronave, assim como a fuselagem e pelo menos uma das janelas estavam com problemas”, diz nota da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA).

Ainda no ar, uma mulher foi sugada parcialmente por uma das janelas que não resistiu aos impacto dos estilhaços do motor e morreu. Segundo a CNN, testemunhas afirmaram que a passageira teve os braços e parte do corpo puxados na direção da janela: “Ela não ficou para fora da janela. As pessoas do banco de trás a seguraram, tentando mantê-la no lugar”, disse o passageiro Marty Martinez.

Continua após a publicidade

O voo partiu do aeroporto de LaGuardia, em Nova York, e estava a caminho de Dallas, até precisar fazer a parada de emergência na Filadélfia, onde pousou às 11h da manhã de terça no horário local (12h em Brasília). O avião levava 143 passageiros a bordo e cinco tripulantes.

Em coletiva de imprensa, o chefe do Corpo de Bombeiros da Filadélfia, Adam Thiel, disse que um dos motores estava em chamas após o pouso. Além disso, o avião estava vazando combustível quando o foto foi extinto. Caso o pouso tivesse demorado mais tempo, é provável que tragédia fosse maior.

Tammie serviu ao exército norte-americano durante 10 anos como piloto de caça, sendo uma das primeiras mulheres a exercer tal função. No áudio registrado durante a emergência, divulgado pelo jornal britânico Independent, a piloto demonstra calma durante todo o procedimento. “Você pode ter equipes médicas nos encontrando lá na pista também? Nós temos… hmmm, passageiros feridos”, solicita à equipe de tráfico aéreo após receber autorização para pouso.

Continua após a publicidade

Logo após o pouso de sucesso, Tammie encerra a conversa agradecendo tranquilamente a ajuda dos membros da equipe de tráfico aéreo. “Obrigado, vamos parar aqui perto dos caminhões de bombeiros. Obrigado a vocês pela ajuda.”

Um passageiro compartilhou uma foto de Tammie com membros da tripulação em seu perfil do Twitter elogiando a atuação da equipe. “Estes são os heróis do voo 1380 da Southwest Airlines”, escreveu, em inglês, na legenda.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.