Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Papa Francisco telefona para o Arcebispo de Manaus

Pontífice se preocupa com as vitimas em Manaus, que é a cidade com maior número de mortos no país

Por Ana Claudia Paixão
Atualizado em 26 abr 2020, 18h37 - Publicado em 26 abr 2020, 15h37
 (atican Media / Vatican Pool via Getty Images/Getty Images)
Continua após publicidade

Preocupado e emocionado com as imagens das valas comuns, onde  os mortos pela COVID-19 foram enterrados em Manaus, o Papa Francisco tomou a iniciativa de telefonar para seu amigo, o arcebispo dom Leonardo Steiner, que está à frente da arquidiocese desde o início do ano. O telefonema aconteceu no sábado (25) e surpreendeu o religioso.

Os dois conversaram sobre a situação da capital amazonense, que é a que mais sofre hoje entre todas das cidades da região, concentrando 25% dos casos da área. Também foi a primeira cidade do país em que o sistema de saúde colapsou por causa do novo coronavírus. Por conta do número de mortes, o maior cemitério da cidade passou a enterrar vítimas da COVID-19 em valas comuns.

“Nós, da igreja, temos insistido, mas muitos não têm observado isolamento. Na periferia, como fazer isolamento em casas tão pequenas, com um número elevado de pessoas? É extremamente difícil”,  disse dom Leonardo à Folha de São Paulo.

O Papa pediu ao arcebispo que comunicasse às famílias que perderam parentes que ele está acompanhando com as orações. A Igreja Católica  tem distribuído cestas básicas para pobres e imigrantes e monitora a situação dos cerca de 30 mil indígenas que moram em Manaus.

“Ele perguntou muito a respeito dos povos indígenas, como estão sendo atendidos. Na Europa toda, correu essa questão dos enterros: ‘Eu queria mostrar a proximidade, o apoio, estou rezando por vocês, você diga ao povo de Manaus, que estou acompanhando’,” disse o arcebispo sobre o recado do Papa.

Continua após a publicidade

Para o Papa, a Amazônia é uma das suas prioridades e ele busca fortalecer a presença da Igreja Católica entre os povos indígenas e tradicionais, além de defender a preservação ambiental.

Hoje o Amazonas é o estado com a maior incidência do novo coronavírus do país, com 3.635 casos confirmados e 287 mortos.  Segundo Dom Leonardo, a conversa com o Papa encerrou com uma benção especial para as vítimas e parentes da região.

Em tempos de isolamento, não se cobre tanto a ser produtiva:

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.