Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Pan-Americano 2023: brasileiras são destaques nas principais modalidades

Rebeca Andrade, Rayssa Leal e Pamela dão um show de simpatia e talento na primeira semana de competições. Confira o total de medalhas conquistadas;

Por Sarah Brito
Atualizado em 22 abr 2024, 21h45 - Publicado em 25 out 2023, 17h07

Os Jogos Pan-Americanos 2023 estão acontecendo em Santiago, no Chile, mas são as brasileiras que chamam a atenção como principais destaques da competição que elege os melhores atletas do continente americano. Do ouro de Rayssa Leal no skate ao de Rebeca Andrade na ginástica, reunimos os nomes que subiram ao pódio até o momento!

Ao todo, são quase 7 mil atletas competindo nas mais de 35 modalidades por toda capital chilena. Entre eles, estão as atletas brasileiras que seguem fazendo história por onde passam, garantindo as melhores posições e classificações mais do que merecidas. Confira a seguir todos os principais destaques da primeira semana dos Jogos Pan-Americanos.

Dobradinha brasileira no skate

Rayssa Leal e Pamela Rosa marcaram presença em dose dupla na final do street skate, realizada no último domingo (22). Rayssa, a nossa fadinha do skate, tem apenas 15 anos, mas mostrou mais uma vez ser uma das melhores atletas do mundo.

Após ser a campeã invicta no Circuito Mundial de Skate e no Supercrow de Street League do último ano, ela conseguiu garantir a sua primeira medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos.

Competindo na mesma categoria, a paulistana Pamela Rosa, de 26 anos, também garantiu seu espaço no pódio com a vice-liderança. Campeã mundial de street skate em 2019 e 2021, ela se superou nesta rodada de competições após passar por algumas lesões enquanto ainda estava competindo nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021. 

No Instagram, Rayssa agradeceu o apoio e carinho de todo o time e comissão técnica que a acompanharam até Santiago. Veja a coleção de memórias que a fadinha publicou em seu perfil:

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Rayssa Leal (@rayssalealsk8)

Já Pamela declarou que cada medalha conquistada simboliza toda a sua determinação e coragem no esporte. E nós concordamos com ela! Confira a publicação feita:

Continua após a publicidade
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Pâmela Rosa (@pamelarosaskt)

Estrelas na ginástica

Ela é o momento! Rebeca Andrade vem realizando a sua melhor temporada em competições mundiais e não poderia ser diferente nos Jogos Pan-Americanos. Após superar Simone Biles e se tornar bicampeã mundial em ginástica artística, Rebeca retornou ao tatame e garantiu, nesta última terça-feira (24), mais uma medalha de ouro. Confira a seguir o salto que proporcionou a classificação para Rebecca:

A paulista alcançou a média de 14.983 pontos (15.333 a 14.633), se tornando a primeira brasileira em 16 anos a conquistar o ouro na modalidade. Ao todo, Rebeca conquista títulos memoráveis, sendo considerada bicampeã mundial, campeã olímpica e agora, pan-americana.

Em uma publicação feita em seu Instagram, ela comemorou orgulhosa exibindo a bandeira do país, confira:

Continua após a publicidade
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Rebeca Andrade🤍🦋 (@rebecarandrade)

Destaque também para Flávia Saraiva, que encerra sua participação nos Jogos Pan como a brasileira a ganhar mais medalhas em uma mesma edição. Ela garantiu a vice-liderança nos pódios por equipe, no individual geral e na trave. Já nas barras assimétricas, Flavinha ocupa a terceira posição, ficando com o bronze. 

Brasil dominando as piscinas

A seleção brasileira de natação deu um verdadeiro show nas piscinas de Santiago nesta primeira semana de competições. Na categoria de revezamento 4×200 livre feminino, as atletas Mafê, Stephanie Balduccini, Nathália Almeida e Gabi Roncatto realizaram uma disputa acirradíssima entre a seleção dos EUA, que faturou o pódio com um tempo de 7:55:26, deixando o Brasil em segundo lugar por muito pouco, com uma tempo de 7:55:86. Confira um trecho emocionante da prova que garantiu a medalha de prata para a equipe feminina:

Na categoria 400m feminino individual medley, o Brasil entrou com duas oportunidades de medalha. As escolhidas para a disputa foram Gabi Roncatto e Nathália Siqueira, que fecharam a rodada com 4m:47s e 4m:52s, respectivamente, levando o bronze.

Guerreiras do Volêi

Na quarta-feira (25) a seleção feminina de vôlei garantiu a última vaga na final dos Jogos Pan-Americanos após uma partida sofrida contra a seleção do México. Sem perder um set sequer até então, o Brasil passou por uma partida dura contra as mexicanas, mas garantiu a vaga da final durante o tie-break por 3 sets a 2, com parciais de 25/17, 22/25, 27/25, 22/25 e 15/13. 

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Confederação Brasileira de Voleibol 🏐 (@cbvolei)

A equipe de Paulo Coco comandada pela capitã Nicola Negro disputou a final contra a República Dominicana, nesta quinta-feira (26). Há mais de 10 anos, a seleção feminina tenta quebrar o jejum de medalha de ouro no Pan-Americano, sendo a última vitória brasileira lá em 2011, durante a competição realizada em Guadalajara, no México.

Infelizmente, o ouro não voltou para o Brasil, mas ficamos com a prata. A equipe conquistou o vice-campeonato pan-americano na quinta-feira (26) após ser derrotada por 3 sets a 0 pela República Dominicana. Como citamos acima, durante a fase de grupos, o Brasil teve um desempenho impecável com três vitórias por 3 x 0.

Rainhas da areia!

Na sexta-feira, as atuais vice-campeãs mundiais de vôlei de praia, Duda e Ana Patrícia, garantiram a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos. Elas conquistaram o título com uma vitória por 2 sets a 0 (parciais de 22/20 e 21/18) sobre as canadenses Melissa Humana-Paredes e Brandie Wilkerson. A vitória de Duda e Ana Patrícia foi seguida pela conquista de André e George no torneio masculino, garantindo uma dobradinha para o Brasil no vôlei de praia dos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Eles derrotaram os cubanos Jorge Alayo e Noslen Díaz.

View this post on Instagram

A post shared by Panam Sports (@panamsports)

Sereias brasileiras

Ainda na sexta-feira, Tatiana Weston-Webb garantiu seu lugar na final do surfe. A atleta competirá pela medalha de ouro na segunda-feira, às 13h30. Sua classificação foi conquistada com uma vitória sobre a costarriquenha Leilani McGonagle, com uma pontuação de 14.10 contra 8.33. Na categoria Stand Up Paddle (SUP), a brasileira Aline Adisaka também avançou para a final.

View this post on Instagram

A post shared by Tudo pelo Surf (@tdpelosurf)

 

Show nas Quadras

É bicampeão Pan-Americano! A Seleção Brasileira Feminina de Basquete deu um verdadeiro show nas quadras de Santiago, neste último domingo (29).

As brasileiras venceram a partida contra a seleção da Colômbia com bastante tranquilidade, abrindo o placar da final com vantagem em cima das adversárias. Esse foi o segundo ano de vitórias consecutivas na modalidade para o Brasil, que encerrou sua participação no basquete com um placar de 50 a 40, em cima das colombianas. Vitória mais do que merecida!

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Basquete Brasil – CBB (@basquetecbb)

Ouro no Handebol

Final de semana dourado para as meninas do Handebol! Enfrentando a Argentina em um duelo acirrado neste último domingo (29), a Seleção Brasileira Feminina de Handebol não deixou a desejar e garantiu sua vaga para as Olímpiadas em Paris-2024. 

A partida fechou a favor do Brasil com um placar de 30 a 18, fazendo das atacantes Adriana e Fran, artilheiras da final. É o Brasil brilhando também nas quadras de Handebol!

Ícones femininos no Tênis

Após 36 anos sem vencer nenhum título no Tênis em Jogos Pan-Americanos, o Brasil garantiu não só um, mas duas medalhas de ouro somente neste fim de semana, graças a Laura Pigossi.  A paulista de 29 anos encerrou sua participação na competição ao vencer a argentina Lourdes Carlé, por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/3 na modalidade individual simples.

Ela também garantiu o ouro ao lado de Luisa Stefani na modalidade em duplas, no último sábado, fazendo desta a melhor temporada do tênis brasileiro em jogos Pan. A última vez que uma brasileira realizou tal feito foi em 1987, em Indianápolis, com a ex-tenista Gisele Miró.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Laura Pigossi 🧿 (@laurapigossi)

Tricampeonato na Canoagem

Na manhã deste último domingo (29), a brasileira Ana Sátila encheu o coração dos brasileiros de orgulho ao receber pelo terceiro ano consecutivo, o ouro na categoria C1 de canoagem individual simples.  Na mesma tarde, a mineira retornou às águas para conquistar o ouro na modalidade de caiaque cross, garantindo sua vaga para competir nas Olimpíadas de 2024, em Paris. 

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Canoagem Brasileira (@canoagembrasileira)

Quadro de medalhas

Até o momento, o Brasil conquistou 110 medalhas Pan, sendo 34 ouros, 42 pratas e 34 bronzes, ultrapassando o Canadá e se fixando na terceira posição do quadro geral de medalhas. Para conferir o quadro completo com todos os detalhes das vitórias por cada categoria, acesse o site oficial dos Jogos Pan-Americanos e acompanhe em tempo real a atualização de cada medalha.

Ainda temos mais uma semana de jogos pela frente, e estamos ansiosos para continuar torcendo pelos nossos atletas. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.