Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

O que é a síndrome que tirou jornalista do ar na Globo

Esgotamento físico e mental, incapacidade e pensamentos suicidas são alguns dos indícios apresentados por pessoas que vivem com Burnout

Por Da Redação
Atualizado em 12 nov 2018, 14h28 - Publicado em 20 out 2018, 17h00

A jornalista Izabella Camargo, que apresenta a previsão do tempo na Globo, revelou que sofre da Síndrome de Burnout, um transtorno caracterizado por um estresse excessivo, que dificulta a realização de questões do dia a dia de modo eficiente. O burnout é produto de um mix de fatores pessoais, profissionais e sociais. Por causa da doença, a jornalista pediu licença médica do trabalho e deve voltar ao ar somente no próximo dia 29 de outubro.

Entre as causas individuais da síndrome destacam-se o perfeccionismo e o idealismo em relação à profissão, com uma cobrança além dos limites. Esgotamento físico e mental, sentimento de incapacidade e pensamentos suicidas são alguns dos indícios apresentados por pessoas que tem a síndrome.

O burnout acomete profissionais de diferentes áreas, os mais afetados são enfermeiros,  professores, policiais, bombeiros, carcereiros, atendentes de telemarketing, bancários e jornalistas. Estima-se que cerca de 30% dos mais de 100 milhões de trabalhadores brasileiros sofram com o doença, segundo dados da International Stress Management Association (Isma).

Três características marcam a doença: A primeira é a exaustão, citada por 97% das brasileiras na pesquisa do Isma. “A sensação é de estar no vermelho, sem recursos físicos e emocionais”, diz a psicologa Ana Maria Rossi, presidente da Isma-BR. Há fraqueza, dores musculares e de cabeça, náuseas, alergias, queda de cabelo, distúrbios do sono, maior suscetibilidade a gripes e diminuição do desejo sexual. A segunda característica liga-se à despersonalização e distanciamento afetivo. O profissional passa a ter contato frio e irônico com os receptores do seu trabalho e torna-se uma presença negativista. A terceira refere-se mais à produtividade, com baixo grau de satisfação pessoal. A pessoa produz pouco e acha que isso não tem valor.

Esse mal é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde e pelas leis brasileiras como doença ocupacional. Por isso, admite-se o afastamento para tratar a síndrome. No entanto, o problema está na dificuldade do diagnostico, já que muitas vezes o burnout é confundido com depressão.

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

Nossas vidas se cruzaram anos atrás a partir de algo que nos afligia: o tempo. Eu estava pesquisando o conteúdo para meu livro ( que está parado há 4 meses por questões da minha saúde) quando conheci o casal formado pela @miprazeres e o Eduardo que investiam tempo de suas vidas para propor calma, respiro e pausa numa cidade em que o lema é acelerar o tempo todo… Tempos depois tive o privilégio de ver o sonho deles acontecendo em #sp no primeiro @desacelerasp Um dia sem pressa! Ali eu pude contribuir com o que estou sentindo na pele: o excesso de presente #burnout Em breve falarei mais sobre isso. Esse #tbt é valioso e é a prova de que por mais impossível que seja uma ideia, se existe verdade, amor e interesse genuíno em contribuir para uma sociedade melhor, vai dar certo! #gratidão #dêtempoaotempo #pausa #inspira #respeito

A post shared by Izabella Camargo 🅰️➕ (@izabellacamargoreal) on

Leia mais: Meghan Markle homenageia Lady Di em primeira aparição grávida

Pippa Middleton dá à luz um menino

Siga a CLAUDIA no Instagram

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.