Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Número de mulheres em Hollywood diminuiu, mostra estudo

Seja na frente ou atrás das câmeras, os números de mulheres, não-caucasianos e LGBTQ+ são muito pequenos no cinema

Por Pamela Malva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
31 jul 2018, 18h36

Quando pensamos em personalidades do cinema, alguns dos maiores nomes são femininos. As mulheres sempre chamam a atenção nos longas, muitas delas são ícones. No entanto, de acordo com um estudo da Universidade do Sul da Califórnia, Hollywood não é especialista em incluir as minorias no cinema, incluindo as atrizes.

A pesquisa analisou os 1.100 filmes mais lucrativos lançados entre 2007 e 2017. Os resultados mostraram que homens têm mais do que o dobro de papéis com falas nesses filmes em relação às atrizes. Como se não bastasse, o número de mulheres representadas nos longas diminuiu na comparação entre 2008/2009 e 2017.

Leia mais: A lembrancinha inusitada do aniversário do filho de Thaís Fersoza e Teló

Em números, as mulheres representam 30,6% do total de personagens com fala em todos os filmes analisados. Em relação aos grupos étnicos minoritários, os não-caucasianos, apenas 29,3% desempenhavam papeis com falas, enquanto 2,5% eram pessoas com deficiências, e menos de 1% eram da comunidade LGBTQ+.

Em 2017, 94 filmes não trouxeram nenhum tipo de representatividade LGBTQ+, sendo que, para encontrar um único personagem transgênero, é necessário voltar a 2014. No mesmo ano, 43 dos filmes mais lucrativos não tiveram personagens negros, 65 não tiveram personagens asiáticos e 64 não tiveram personagens latinos.

Continua após a publicidade

Leia mais: Thomas Markle, pai de Meghan, critica a filha e Lady Di em entrevista

Quanto às mulheres, em 2017, apenas 33 dos 100 filmes mais lucrativos tiveram protagonistas femininas, todas caucasianas. Mesmo quando representadas, as personagens femininas são muito sexualizadas, tendo duas vezes mais probabilidade que os homens de aparecerem na tela com roupas reveladoras, parcialmente ou completamente nuas.

A falta de inclusão, infelizmente, não acaba na frende das câmeras. Entre os 1223 diretores analisados na pesquisa, apenas 4,3% eram mulheres, 5,2% eram negros, e 3,1% eram asiáticos.

Veja mais: Bruna Marquezine comemora aniversário no Rio e ganha surpresa de Neymar

Já votou no Prêmio CLAUDIA? Escolha mulheres que se destacaram
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.