Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Atletas norueguesas de handebol de praia são multadas por uso de short

As atletas trocaram o tradicional biquíni por short para ter mais conforto nas partidas

Por Da Redação 20 jul 2021, 19h07

Por mais que estejamos no século 21, os desafios enfrentados pelas mulheres nesta sociedade sexista ainda são recorrentes e assustadores. Prova disso foi o fato das atletas da seleção norueguesa de handebol de praia terem sido punidas por conta do uniforme que escolheram usar.

A Federação da modalidade recebeu uma multa no valor de 1,5 mil euros, aproximadamente 9,3 mil reais, por conta de um short usado pelas jogadoras.

Tradicionalmente, o esporte é praticado com uma espécie de biquíni na parte de baixo. No entanto, as atletas da Noruega não se sentem confortáveis com a peça, por isso optam pelo modelo mais preservado, no estilo short.

Segundo a organização da partida, a punição ocorreu porque as peças “não faziam parte do [uniforme] pré-estabelecido pelo torneio”. A Federação norueguesa foi alertada antes da partida, mas decidiu pagar a quantia da multa como forma de apoio às jogadoras.

“Isso deveria ser uma escolha livre dentro de um padrão definido. A coisa mais importante é que as atletas se sintam confortáveis usando seus uniformes”, disse Kare Geir Lio, presidente da federação. Com esse episódio, a Federação Internacional de Handebol analisará as normas e os questionamentos feitos pelas atletas.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade