Norte-americana é a primeira mulher a ganhar o Prêmio Abel

Karen Uhlenbeck venceu o principal prêmio da matemática pelo impacto de seus estudos em diversas áreas

Karen Uhlenbeck, de 76 anos, é a primeira mulher da história a vencer o Prêmio Abel, considerado o Nobel da matemática. Ela é professora na Universidade do Texas e pesquisadora do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Princeton.

O Abel, que existe desde 2003, é organizado anualmente pela Academia Norueguesa das Ciências e entregue pelo Rei Harald V, monarca do país. Os vencedores são premiados com 6 milhões de coroas norueguesas, o equivalente a quase 2 milhões e 700 mil reais.

Karen se destacou por sua atuação na área das equações diferenciais parciais e dos sistemas integráveis, onde conseguiu avanços impressionantes. Seus estudos também foram muito importantes para a física, geometria e mecânica quântica.

Leia mais: Pesquisa revela mulher mais admirada do Brasil

Em entrevista pra a revista Nature, Karen contou que recebeu a notícia no domingo e que ficou completamente espantada. Ela disse que não esperava ser a vencedora desse ano.

O júri da Academia Norueguesa destacou que Karen é “um modelo a ser seguido e uma firme defensora da igualdade de gêneros no mundo das ciências e da matemática.”

Leia mais: Meninas devem ser incentivadas a lidar com tecnologia desde crianças

Siga CLAUDIA no Youtube