Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Mulher joga sangue em si mesma no Festival de Cannes

Ela estava usando um vestido com as cores da bandeira da Ucrânia quando cobriu-se do líquido vermelho

Por Lorraine Moreira
Atualizado em 22 abr 2024, 22h11 - Publicado em 22 Maio 2023, 14h44
Festival de Cannes
Mulher vestida com as cores da bandeira da Ucrânia joga sangue falso em si mesma para protestar em Cannes. (@agenciaNDS/Twitter)
Continua após publicidade

Nesta segunda (22), uma mulher vestida com as cores da bandeira da Ucrânia jogou sangue falso em si mesma durante o Festival de Cannes. O ato aconteceu em manifestação pelas pessoas que morreram na Guerra entre o país e a Rússia, momentos antes da exibição do filme russo Acid. Os seguranças do evento a retiraram do tapete vermelho rapidamente.

A tensão entre a Rússia e a Ucrânia ganhou força por volta de 2014, quando houve a anexação da Crimeia ao território da Rússia e a ação de grupos separatistas na região de Donbass, no leste da Ucrânia. Em 24 de fevereiro de 2022, as tropas russas invadiram o país vizinho, atacando cidades próximas da capital da Ucrânia, Kyiv, e outros pontos estratégicos. A guerra na Ucrânia segue desde então. 

Uma das principais motivações foi a possível entrada da Ucrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), um grupo internacional criado durante a Guerra Fria que tinha como objetivo inicial conter o avanço do socialismo nos países da Europa Ocidental. Com o fim da União Soviética, a organização focou seus esforços na cooperação político-militar e defesa mútua de seus países-membros. Para a Rússia, a entrada da Ucrânia na Otan representaria o avanço do Ocidente sobre os países do Leste Europeu que ainda resistiam. A desmilitarização da Ucrânia, por parte do presidente russo, é outra causa do conflito.

Continua após a publicidade

O sindicato de cinema ucraniano, então, anunciou que considera qualquer negociação com a Rússia uma forma de apoio ao “estado terrorista”. Apesar da declaração, as produtoras seguem fazendo negócios com a Rússia, retomando acordos fechados antes do conflito ou trabalhando com distribuidoras. Dessa forma, o protesto no Festival de Cannes, um dos maiores eventos da sétima arte, acaba chamando atenção a esse debate novamente.

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.