Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Morre Luiza Trajano Donato, fundadora do Magazine Luiza, aos 97 anos

Empresária era tia de Luiza Helena Trajano, atual presidente do Conselho de Administração da varejista

Por Da Redação
12 fev 2024, 12h13

Morreu na nesta segunda-feira (12), a fundadora do Magazine Luiza, Luiza Trajano Donato. A empresária tinha 97 anos e morreu em casa por causas naturais em em Franca (SP), segundo a EPTV, afiliada da TV Globo.

Nascida em 20 de setembro de 1925 em Franca, São Paulo, a empresária era tia de Luiza Helena Trajano, atual presidente do Conselho de Administração da varejista.

“Em uma época em que as mulheres eram criadas para se dedicarem, exclusivamente, à casa e à família, ela ousou ao batalhar para realizar o sonho de empreender”, diz o comunicado oficial publicado pela empresa nas redes sociais.

Ainda segundo o comunicado oficial, Luiza Trajano Donato não teve filhos: “Durante quase toda a vida dividiu amor, atenção e energia entre o Magazine Luiza e sua família. No início da década de 90, escolheu uma sobrinha – Luiza Helena Trajano – como sucessora.”

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Lu do Magalu 💙 (@magazineluiza)

Continua após a publicidade

Quem foi Luiza Trajano Donato?

Filha de imigrantes italianos, Luiza começou a trabalhar no comércio desde cedo, ajudando seus pais na pequena loja de tecidos que eles administravam.

Em 1957, junto com seu marido Pelegrino José Donato, Luiza comprou a loja “A Cristaleira”, que se tornaria o embrião do Magazine Luiza.
Através de sua visão inovadora, trabalho árduo e forte compromisso com o atendimento ao cliente, Luiza transformou a pequena loja em uma gigante varejista, com presença em todo o Brasil.

Em 2022, o Magazine Luiza contava com mais de 1.000 lojas físicas e um robusto e-commerce, se tornando referência em varejo omnichannel.

Continua após a publicidade

Luiza Trajano não foi apenas uma empresária de sucesso, mas também um exemplo de liderança feminina e empreendedorismo. Recebeu diversos prêmios e reconhecimentos, incluindo o título de “Empresária do Ano” pela revista IstoÉ Dinheiro, em 2004, e a Medalha de Ordem do Mérito Empresarial, concedida pelo Governo Federal em 2010.

Em 2019, fundou o movimento “Mãos de Mulher”, que visa empoderar e conectar mulheres empreendedoras.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.