Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Morre a advogada Eunice Paiva

Ativista passou mais de 40 anos em busca de esclarecimentos sobre a morte do marido, desaparecido durante regime militar

Por Da Redação
Atualizado em 18 fev 2020, 12h25 - Publicado em 14 dez 2018, 14h26

A advogada Eunice Paiva, uma das protagonistas do movimento por buscas de desaparecidos no regime militar no Brasil, morreu nesta quinta-feira (13), aos 86 anos. Mulher do deputado Rubens Paiva, assassinado em 1971, e mãe de cinco filhos, entre eles o escritor Marcelo Rubens Paiva.

Eunice passou mais de 40 anos em busca de esclarecimentos sobre a morte do marido, que nunca teve o corpo encontrado. Ao lado de Zuzu Angel, Crimeia de Almeida, Inês Etienne Romeu, Cecília Coimbra, e outras mulheres, liderou campanhas pela abertura de arquivos sobre vítimas da ditadura. A pesquisa de Eunice e de sua família foi uma das ações que contribuíram para o esclarecimento do caso após décadas.

Rubens Paiva foi recolhido pela polícia no dia 20 de janeiro de 1971 na casa em que morava com a família no Rio de Janeiro. A família só conseguiu um atestado que oficializasse a morte em 1996. A primeira prova objetiva de seu assassinado só foi encontrada 41 anos depois, em novembro de 2012, com uma ficha que confirmava sua entrada em uma unidade do DOI-Codi.

Mais lidas: Mãe cancela chá de bebê depois de família criticar o nome da criança

+Casal segura menino de 6 anos para que filho o agrida; veja vídeo

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.