Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Médico Renato Kalil é investigado após denúncias de violência obstétrica

"Ele falava da minha vagina como se eu não estivesse ali", diz jornalista do The Wall Street Journal sobre o assédio que sofreu do médico

Por Sarah Catherine Seles
Atualizado em 15 dez 2021, 07h21 - Publicado em 14 dez 2021, 19h47

Nesta segunda (13), o ginecologista e obstetra Renato Kalil, conhecido nas redes sociais como Dr. Kalil, foi denunciado no Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) por violência obstétrica, após o relato da influenciadora digital Shantal Verdelho.

Em suas redes sociais, a influencer disse ter sido vítima de violência durante o parto de sua filha mais nova, Domênica, que nasceu em setembro, em São Paulo. Segundo ela, o médico usou palavrões contra ela e expôs suas partes íntimas para o pai da criança e para terceiros.

Compartilhe essa matéria via:

O obstetra nega as acusações e em um comunicado oficial ele afirma que “o parto da Sra. Shantal aconteceu sem qualquer intercorrência e foi elogiado por ela em suas redes sociais durante trinta dias após o parto”.

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

A post shared by Shantal Verdelho (@shantal)

“Demorei para perceber o que tinha acontecido porque na hora do parto eu tava em uma outra dimensão. (…) Foram várias posturas dele muito ruins e acabou sendo horrível meu parto. Se eu mostrar [o vídeo], vocês vão sentar e chorar”, contou Shantal em áudios vazados nas redes sociais.

Após a repercussão do relato, a jornalista britânica Samantha Pearson, correspondente no Brasil do jornal norte americano The Wall Street Journal, decidiu contar sua história. Em entrevista ao jornal O GLOBO, a também paciente de Kalil relatou ter passado por assédio moral na gravidez de sua segunda filha, nascida no último ano.

Continua após a publicidade

Em 2015, na gravidez de seu primeiro filho, a repórter procurou o médico, que tinha boas indicações e era considerado referência na obstetrícia na época. Mas, no parto natural e sem anestesia, Samantha se deparou com assédios de Kalil. Ela ouviu o ginecologista dizer a seu marido que tinha “feito um ponto ali, que ele não ficasse preocupado, porque tava tudo bem”.

abuso-violencia-sexual
(|Catherine Falls Commercial/Getty Images)

“Ele falava da minha vagina como se eu não estivesse ali. Passei semanas chorando sozinha em casa, sem saber se ele tinha dado mais pontos do que o necessário, com medo de transar, de sentir dor. Fui a outros médicos para saber se isso podia ser checado, mas não podia. Foi horrível”, contou.

Continua após a publicidade

As coisas começaram a desandar nessa ocasião, mas a ficha só terminou de cair em 2019, na segunda gravidez da jornalista. No oitavo mês da gestação, ela passou em uma consulta com Kalil, que, na frente de sua equipe, comentou: “Samantha, você vai ter de emagrecer porque senão seu marido vai trair você”.

A fala do médico a afetou e logo em seguida, ela desabou a chorar e decidiu que o parto não seria com Kalil. Samantha teve anorexia na adolescência e hoje consegue identificar claramente o assédio moral que sofreu.

“Hoje percebo que eu não era a gringa maluca, eu estava certa, nada daquilo era normal. Ele disse aquilo na frente de sua equipe, eu estava quase nua, totalmente exposta. Meu marido estava lá e sempre percebi que o que ele queria o tempo todo era agradar meu marido, como se eu, a paciente, não estivesse lá”, lembra. O vídeo de Shantal a inspirou a falar sobre o que aconteceu com ela.

Continua após a publicidade

Denúncia de Shantal

O parto da influenciadora digital durou cerca de 48h e durante todo período, ela relata xingamentos e violência pela parte do médico. Vídeos do ocorrido vieram à tona e houve grande repercussão do público nas redes sociais.

Renato Kalil, que aparece falando: “Faz força, por**”, nega ter tido conduta inadequada e afirma ainda que os vídeos foram editados. O sonho de ter um parto humanizado passou longe da realidade.

View this post on Instagram

A post shared by Shantal Verdelho (@shantal)

Continua após a publicidade

“Quando a gente assistia ao vídeo do parto, ele me xinga o trabalho de parto inteiro. Ele fala ‘Por**, faz força. Filha da mãe, ela não faz força direito. Viadinha. Que ódio. Não se mexe, porra’… depois que revi tudo, foi horrível”, relata a influencer nos áudios vazados.

De acordo com ela, Kalil não gostou de sua escolha pessoal por não fazer a episiotomia, procedimento cirúrgico no períneo para facilitar a saída do bebê, e “rasgou com a mão”. 

“Ele não espera ver se vai precisar ou não vai (da episiotomia). Tem o vídeo dele rasgando com a mão, a bebê não estava nem com a cabeça lá, não tinha a menor necessidade, era só para eu ficar toda arrebentada e ele falar ‘viu como precisava'”, contou Shantal.

E continua: “Ele chamou meu marido e falou: ‘Olha aqui, toda arrebentada. Vou ter que dar um monte de pontos na perereca dela’. Ele falava de um jeito como ‘olha aí, onde você faz sexo, tá tudo fodido’. Ele não tinha que fazer isso. Ele nem sabe se eu tenho tamanha intimidade com meu marido”.

Ao G1, a assessoria de imprensa de Shantal informou em nota que  “os vídeos e o áudio foram enviados em um momento de troca, desabafo e compartilhamento com suas amigas, a respeito de maternidade e sobre os suas escolhas de obstetras. A intenção era unicamente dividir sua experiência de forma privada e com pessoas mais próximas”.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.