Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Conheça Maya Angelou, a primeira mulher negra a estampar o dólar nos EUA

A poeta e ativista afro-americana estampa a nova geração das moedas de 25 centavos de dólar, as mais utilizadas pela população norte-americana

Por Sarah Catherine Seles
Atualizado em 18 jan 2022, 17h26 - Publicado em 11 jan 2022, 13h23

Maya Angelou, poeta e ativista afro-americana, é a primeira mulher negra a ter sua figura estampada em moedas de dólar nos Estados Unidos. A nova geração das chamadas “quarters”, moedas de 25 centavos, as mais utilizadas pela população norte-americana, terá o rosto da escritora.

Nos últimos quase 100 anos, a moeda só foi cunhada com duas versões comemorativas. A primeira vez foi com uma série de 50 moedas de cada estado do país realizada na década de 2000 e a segunda foi em homenagem aos parques nacionais, feita entre 2010 e 2021.

As primeiras moedas já foram cunhadas pela Casa da Moeda Americana e estão sendo produzidas em grandes volumes para uso diário pelas pessoas nas cidades de Denver e Filadélfia. De acordo um uma nota publicada nesta segunda-feira (10), os exemplares especiais entrarão em circulação em breve.

moeda Maya Angelou
(Casa da Moeda dos EUA/Divulgação)

Mulheres Homenageadas

A homenagem a Angelou está sendo realizada graças a um projeto de lei aprovado no final de 2020, o texto é de autoria da  congressista democrata do estado da Califórnia, Barbara Lee.

A poeta é a primeira mulher homenageada na série Prominent American Women (“mulheres americanas proeminentes”, em tradução livre), que contará com várias mulheres inspiradoras.

Continua após a publicidade

Esses são os nomes de algumas mulheres que serão homenageadas pela série: Anna May Wong, atriz aclamada como a primeira estrela de ascendência asiática; Wilma Mankiller, primeira nativa americana líder da Nação Cherokee; Nina Otero-Warren, política e ativista latina e Sally Ride, astronauta e física.

Quem é Maya Angelou?

Maya Angelou é uma das mais importantes ativistas negras dos Estados Unidos. Ela nasceu com o nome de Marguerite Ann Johnson, em 1928, na cidade de St. Louis, Illinois. Vivendo entre Illinois e a Califórnia, sua infância não foi fácil: Maya passou cinco anos sem falar nada, devido ao trauma de ter sido estuprada aos sete anos de idade.

O agressor era namorado de sua mãe e foi morto pelos tios dela. A escritora se sentia culpada pela morte dele e decidiu contar ao mundo a história através de sua autobiografia “I know why the caged bird sings” (“Eu sei por que o pássaro canta na gaiola”, em português).

Compre aqui:

Maya Angelou
(Amazon/Reprodução)

O livro, publicado em 1969, tornou Angelou uma das primeiras mulheres negras a ter um best seller nos EUA. Durante sua carreira, escreveu sobre a vida no sul do país, região onde nasceu, marcada historicamente pela segregação racial.

Além da escrita, Maya militou ativamente pelo fim da segregação racial nos EUA e foi amiga pessoal de Martin Luther King e Malcolm X. Também trabalhou em missões humanitárias na África, nos anos 1960. Décadas mais tarde, viria a ser conselheira dos presidentes Bill Clinton e Barack Obama.

A ativista faleceu em 28 de maio de 2014, aos 86 anos. Sua vida e obra continuam sendo inspiração para gerações.

*As vendas realizadas através dos links neste conteúdo podem render algum tipo de remuneração para a Editora Abril

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.