Mattel anuncia que Barbie terá novos tipos de corpo

Com direito a capa da revista americana “Time”, boneca 'pede' que parem de falar de sua aparência após mudança

Uma mudança simples no mercado de brinquedos promete agitar a sociedade americana. Nesta quinta-feira (28), a Mattel anunciou que irá produzir três versões de corpo para a BarbieAlém do modelo original, a empresa passará a produzir bonecas nas versões “curvilínea”, “alta” e “baixinha”.

Divulgação Divulgação

Divulgação (/)

A revelação foi feita em grande estilo: na capa da revista americana ‘Time. “Agora nós podemos parar de falar sobre o meu corpo?”, pergunta a manchete da revista, em uma longa reportagem que discute como a decisão da Mattel reflete mudanças na sociedade americana e irá influenciar a autoestima das meninas no mundo todo.

Divulgação Divulgação

Divulgação (/)

Criada há 57 anos, a boneca mais famosa do mundo é símbolo do padrão de beleza ocidental. A mudança proposta pela Mattel faz parte de um esforço da empresa de criar um brinquedo mais realista, que represente diferentes tipos de etnias.

O projeto de design dos novos corpos durou dois anos e é resultado de uma série de mudanças propostas pela empresa. Em 2015, a Barbie surgiu como mulheres de várias etnias, com cores de cabelo e pele variados.

Divulgação Divulgação

Divulgação (/)

Segundo a revista Time, as mudanças fazem parte de uma estratégia para retomar o crescimento da empresa. As vendas da Barbie diminuíram 20% no período entre 2012 e 2014, continuando em queda. Em 2014, a Lego ultrapassou a Mattel e se tornou a maior empresa de brinquedos do mundo.

Simultaneamente, o padrão de beleza ocidental se tornou cada vez mais ultrapassado e os corpos curvilíneos de Kim Kardashian e Beyoncé se tornaram icônicos. A Barbie passou a ser vista como um símbolo anti-feminista e de não aceitação ao corpo. Uma nova geração de pais passou a buscar brinquedos que preguem a aceitação do corpo e da autoestima das crianças, fugindo de padrões estipulados pela sociedade.

Esta é a primeira vez que a empresa muda o corpo da boneca desde sua criação, em 1959.

Confiram um vídeo dos bastidores do que inspirou a equipe:

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s