Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Malala Yousafzai passou seu aniversário no maior campo de refugiados do mundo

"Nós não vamos aceitar um mundo onde decisões sobre o nosso futuro são tomadas em espaços em que mulheres não tem acesso", disse a Nobel da Paz durante discurso no município de Dadaab, Quênia

Por Débora Stevaux (colaboradora)
Atualizado em 22 out 2016, 20h25 - Publicado em 13 jul 2016, 16h02

Quem achou que Malala Yousafzai passaria seu aniversário de 19 anos comemorando com familiares e amigos em casa, se enganou: a ativista paquistanesa conhecida mundialmente por ter arriscado a própria vida para lutar pelo direito das mulheres à educação passou a última terça-feira (12) visitando o maior campo de refugiados do mundo, localizado no município queniano de Dadaab, que está prestes a ser fechado após 25 anos de funcionamento. 

Reprodução/Twitter/Malala Fund
Reprodução/Twitter/Malala Fund ()

Veja também: Conheça a jovem adolescente que luta contra o casamento infantil​.

Símbolo de persistência e coragem, Malala, pessoa mais jovem a ser laureada com o Nobel da Paz, em 2014, chamou a atenção para o que parece ser a maior crise dos refugiados em nível global, em seu discurso. “Estou aqui para falar em nome de minhas irmãs da Somália que não medem esforços diários para conquistarmos a oportunidade de estudarmos”, disse ela após ter entrado em contato com o trabalho das garotas em uma conferência via Skype. 

Leia mais: Documentário sobre a paquistanesa Malala, Nobel da Paz de 2014, estreia neste mês.

A ativista explicou a motivação de sua ida à Dadaab: todo ano, ela escolhe à dedo um local ao redor do globo no qual o ensino feminino é negligenciado para conhecer em seu aniversário. Os rumores de que esta área, abrigo de cerca de 30000 pessoas, seria desativada se confirmaram após o presidente queniano Uhuru Kenyatta anunciar seu fechamento em 2017 por motivos de segurança. 

Khalil Senosi/Associated Press
Khalil Senosi/Associated Press ()

Veja mais: Malala Yousafzai criou um lenço para arrecadar fundos e financiar o estudo de garotas. 

O grupo terrorista Al-Shabab, ligado à Al Qaeda, prometeu continuar atacando a região oriental do país, onde está localizado o campo, que já vem vitimando dezenas de refugiados desde 2011. Líderes locais cobram posicionamento de autoridades internacionais pela situação de risco constante e pela recorrência de expulsões forçadas. “Nós não vamos aceitar um mundo onde decisões sobre o nosso futuro são tomadas em espaços em que mulheres não tem acesso”, disse Malala em uma das partes mais inspiradoras e emocionantes de seu discurso.  

Continua após a publicidade

Veja também: 5 momentos marcantes do encontro entre Emma Watson e Malala Yousafzai. 

Atualmente, Malala vive com sua família na Grã-Bretanha por ter sido impossibilitada de voltar para a sua terra natal devido a questões de segurança  após ter sofrido um atentado organizado pelos talibãs, no qual foi baleada na cabeça em outubro de 2012 – mas nem por isso a pequena (grande) ativista arrefeceu e permanece lutando pelos direitos de todas nós.

Reprodução/Twitter/Malala Fund
Reprodução/Twitter/Malala Fund ()

Leia mais: Mãe da Malala Yousafzai revela que voltou a estudar.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.