Jovem morre após misturar whey protein com cafeína

Lachlan Foote, de 21 anos, adicionou muita cafeína em pó ao seu shake, o que levou a uma overdose

Lachlan Foote, um jovem australiano de 21 anos, morreu no começo do ano depois de misturar whey protein com muita cafeína em pó. A polícia de Sydney concluiu na última semana as investigações da causa da morte.

A família aguardou o laudo conclusivo para divulgar o caso e alertar sobre os perigos de usar essas substâncias. Em um post no Facebook, o pai de Lachlan, Nigel Foote, falou sobre o ocorrido.

“Finalmente, a investigação concluiu a causa da morte. Ele morreu de intoxicação de cafeína. Quando Lachlan voltou para casa após celebrar o ano novo com amigos, ele fez o shake de whey protein e, inocentemente, adicionou muito pó de cafeína pura — um colher de chá é letal (o equivalente a quase 50 cafés)”, disse o pai.

Lachlan chegou a mencionar que seu whey protein estava com um gosto estranho em uma mensagem que enviou aos amigos. “Acho que minha proteína está vencida. Fiz um shake anti-ressaca e está com gosto estranho, meio amargo. De qualquer forma, boa noite. Vejo vocês de manhã”, escreveu.

Na manhã seguinte, o jovem foi encontrado morto. A autópsia encontrou cafeína no corpo, mas não falou em que quantidade. Por isso, os exames foram repetidos até que se constatou a quantidade excessiva do estimulante.

Um estudo da Universidade Cornell, do Reino Unido, provou que uma colher de chá de cafeína pode ser letal. “Misturar duas colheres em um drink equivale a tomar 70 Red Bulls, o que pode matar”, explica a pesquisa.

A família de Lachlan alerta e pede cuidado ao consumir a substância. “Estamos preocupados que outra pessoa do círculo social de Lachlan não saiba dos perigos da substância. Por favor, avise seus amigos, falem com seus filhos. Olhem a cozinha. A cafeína em pó parece com vários pós brancos e pode matar. Por favor, compartilhem!”.

Leia mais: Brasileira é achada morta em quarto de hotel no Chile

+ Cabo de aço de brinquedo se rompe e deixa feridos em parque