Jovem cria cadeira de rodas de bambu para pets

Habituado a resgatar cachorros machucados, o estudante de engenharia mecânica decidiu construir um equipamento adaptável e leve para os bichinhos

A paixão pelos animais levou um jovem paranaense a transformar seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em uma causa nobre. Habituado a resgatar cachorros machucados das ruas de Pato Branco, onde vive, o estudante de engenharia mecânica Lucas Donaduzzi decidiu construir uma cadeira de rodas que pudesse ser adaptável e leve para os bichinhos.

Não perca o que está bombando nas redes sociais

Tudo começou após Lucas acolher Bella, uma chow chow que sofreu abandono após ser atropelada. Sem o movimento das patas traseiras, a cadela precisou fazer uso de uma cadeira de rodas, o que não diminuiu suas dificuldades e limitações, e ela veio a falecer seis meses depois.

 (Reprodução/Arquivo pessoal)

Foi quando o estudante teve a ideia de montar uma versão mais simples do equipamento. Após oito meses de testes e cinco protótipos, a versão final é feita de bambu – escolhido por ser um material renovável e tropical –, linhas de nylon e rodas de plástico, custando R$ 150.

O primeiro a testar a cadeira foi Faísca, um vira-lata que perdeu o movimento das patas após uma picada de aranha. “O Faísca tem saúde. Ele queria brincar com os outros cachorros, mas ficava limitado. Quando vi ele brincando com a cadeira, fiquei bem feliz”, disse o engenheiro ao G1.

 (Reprodução/Arquivo pessoal)

Sua intenção agora é aperfeiçoar o projeto em uma pós-graduação. “O problema dos cães é começar o movimento, se tiver um sistema que ajuda a impulsionar o primeiro movimento isso facilitará a locomoção. Quero implantar um sistema com assistência elétrica”, explicou. Ele também pretende criar um manual de instruções para que todos, mesmo leigos ou sem condições de comprar um equipamento, consigam montar a cadeira.

 (Reprodução/Arquivo pessoal)

“Meu objetivo nunca foi o de vender a cadeira, mas poder criar e ensinar outras pessoas a fazer o mesmo. Quero uma melhor qualidade de vida para esses cães”, declarou.

Leia também: Cãozinho com rabo na testa é resgatado

+ Você viu? Panda faz tomografia computadorizada

PODCAST – Por que não sinto vontade de transar?