Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Jovem cria cadeira de rodas de bambu para pets

Habituado a resgatar cachorros machucados, o estudante de engenharia mecânica decidiu construir um equipamento adaptável e leve para os bichinhos

Por Da Redação
Atualizado em 17 fev 2020, 11h34 - Publicado em 14 nov 2019, 23h03
 (Reprodução/Arquivo pessoal)
Continua após publicidade

A paixão pelos animais levou um jovem paranaense a transformar seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em uma causa nobre. Habituado a resgatar cachorros machucados das ruas de Pato Branco, onde vive, o estudante de engenharia mecânica Lucas Donaduzzi decidiu construir uma cadeira de rodas que pudesse ser adaptável e leve para os bichinhos.

Não perca o que está bombando nas redes sociais

Tudo começou após Lucas acolher Bella, uma chow chow que sofreu abandono após ser atropelada. Sem o movimento das patas traseiras, a cadela precisou fazer uso de uma cadeira de rodas, o que não diminuiu suas dificuldades e limitações, e ela veio a falecer seis meses depois.

Bela, chow chow que precisava de cadeira de rodas
(Reprodução/Arquivo pessoal)

Foi quando o estudante teve a ideia de montar uma versão mais simples do equipamento. Após oito meses de testes e cinco protótipos, a versão final é feita de bambu – escolhido por ser um material renovável e tropical –, linhas de nylon e rodas de plástico, custando R$ 150.

Continua após a publicidade

O primeiro a testar a cadeira foi Faísca, um vira-lata que perdeu o movimento das patas após uma picada de aranha. “O Faísca tem saúde. Ele queria brincar com os outros cachorros, mas ficava limitado. Quando vi ele brincando com a cadeira, fiquei bem feliz”, disse o engenheiro ao G1.

Faísca e a cadeira de rodas de bambu
(Reprodução/Arquivo pessoal)

Sua intenção agora é aperfeiçoar o projeto em uma pós-graduação. “O problema dos cães é começar o movimento, se tiver um sistema que ajuda a impulsionar o primeiro movimento isso facilitará a locomoção. Quero implantar um sistema com assistência elétrica”, explicou. Ele também pretende criar um manual de instruções para que todos, mesmo leigos ou sem condições de comprar um equipamento, consigam montar a cadeira.

Lucas e Faísca
(Reprodução/Arquivo pessoal)

“Meu objetivo nunca foi o de vender a cadeira, mas poder criar e ensinar outras pessoas a fazer o mesmo. Quero uma melhor qualidade de vida para esses cães”, declarou.

Leia também: Cãozinho com rabo na testa é resgatado

+ Você viu? Panda faz tomografia computadorizada

PODCAST – Por que não sinto vontade de transar?

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.