IPVA 2023: Governo de São Paulo anuncia calendário de pagamento; confira
Calendário foi disponibilizado de forma online, com informações sobre desconto e possibilidade de parcelamento
O governo de São Paulo divulgou as datas de pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2023. O tributo é anual, cobrado sobre o valor de mercado dos automóveis e fica sob competência dos estados e do Distrito Federal. O início é no dia 11 de janeiro, com data de vencimento de acordo com a placa do carro.
IPVA vai ficar mais caro em 2023
Em 2023, o IPVA vai sofrer um aumento médio de 10,77% para quem possui carros emplacados em São Paulo, de acordo com a Secretaria de Fazenda e Planejamento.
A partir do primeiro dia do ano, os proprietários poderão acessar os valores através de agências bancares, terminais de autoatendimento ou internet banking. Também é possível checar diretamente no portal da Secretaria da Fazenda, sendo necessário preencher os dados de usuário e senha da Nota Fiscal paulista.
Impactos pandêmicos
Vale ressaltar que a falta de peças e componentes para a produção de novos veículos em decorrência da pandemia da Covid-19 impactou o setor de automóveis. O mercado, entretanto, reaqueceu, o que influenciou os valores de mercado dos veículos seminovos em 2022, com valor venal médio de 10,77% para seminovos e usados, sem a grande variação registrada em 2021, de 22,54% nos carros usados, segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Considerando esses fatores, o governo do estado decidiu pela permanência do prazo mais longo de parcelamento, com desconto de 3% para pagamento à vista.
O próprio dono do bem consegue fazer o cálculo: basta multiplicar o valor venal do veículo da tabela Fipe de setembro de 2022 ‒ disponível para consulta no Sistema de Veículos (Sivei) do portal ‒ pelo valor da alíquota para a maioria dos veículos de passeio. Neste ano, o sistema pode calcular automaticamente o número de parcelas disponíveis, que podem ser em até cinco vezes, iguais e consecutivas, a depender do valor do IPVA. O valor por cota, no entanto, deve ser igual ou superior a R$ 68,52.
Como pagar?
Em relação aos formatos de pagamento, existem três maneiras disponíveis: em cota única, com desconto de 3% em janeiro; em cota única em fevereiro, sem desconto; parcelado em até cinco vezes.
Para realizar a operação, é possível recorrer aos seguintes serviços:
- Agências bancárias;
- Terminais de autoatendimento;
- Internet banking;
- Casas lotéricas;
- Acessar sites de empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda
Como é calculado?
O IPVA de São Paulo é calculado conforme o valor venal do veículo, que é descoberto pela pesquisa anual feita pela Fipe, com uma porcentagem aplicada de acordo com o tipo de combustível utilizado.
- 4%, para carros de passeio;
- 2%, para motocicletas e similares; caminhonetes, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado;
- 1,5%, para caminhões em geral;
- 1%, para veículos de locadoras registrados em SP
Calendário de vencimento do IPVA-2023
A seguir, você confere o calendário de pagamento do IPVA 2023 divulgado pelo Governo de São Paulo: