Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Homem negro é baleado pelas costas por policial e gera protestos nos EUA

Jacob Blake, que foi atingido na frente de seus três filhos, está internado em estado grave

Por Da Redação
Atualizado em 16 set 2020, 14h48 - Publicado em 24 ago 2020, 14h29

No domingo (23), um policial atirou diversas vezes nas costas de Jacob Blake, um homem negro de 29 anos, na cidade de Kenosha, no estado norte-americano do Wisconsin. Blake foi levado a um hospital próximo onde, segundo o governador do estado Tony Evers, ele segue internado na UTI em estado grave.

O momento dos disparos foi registrado em vídeo por uma pessoa que passava no local e mostra que Jacob foi seguido por dois policiais armados, enquanto tentava entrar no seu carro. Quando abre a porta do motorista, um dos homens segura sua camisa e atira pelo menos 7 vezes em suas costas, a uma distância muito curta. Era por volta das 5h da tarde e, segundo testemunhas, Jacob estava fora do carro para tentar apartar uma briga entre duas mulheres na rua e não estava armado. Já a policia afirmou estar passando pelo local para responder um chamado de incidente doméstico.

Ben Crump, o advogado que está representando a família Blake no caso, afirmou que os três filhos de Jacob estavam dentro do carro e presenciaram os tiros. “Ficarão traumatizados para sempre”, disse em seu Twitter. Crump também é advogado da família de George Floyd, homem negro morto por um policial que ficou ajoelhado sobre seu pescoço por nove minutos, no dia 25 de maio. O caso desencadeou a onda de protestos contra o racismo e a violência policial que está ocorrendo ao redor do mundo nos últimos meses.

Segundo informações do Milwaukee Journal Sentinel, diversos protestos ocorreram em Kenosha nessa noite. Os manifestantes enfrentaram policiais e cerca de 50 carros foram queimados em um estacionamento. A cidade declarou um toque de recolher noturno.

O Departamento de Justiça de Winsconsin afirmou que o ocorrido já está sendo investigado. Em um comunicado, o governador do estado declarou: “Ele foi baleado múltiplas vezes, em plena luz do dia. Não temos mais detalhes por enquanto, mas o que sabemos com certeza é que ele não é a primeira pessoa negra a ser baleada, agredida ou assassinada sem piedade nas mãos de membros das forças de segurança em nosso estado ou país”.

Continua após a publicidade

O que falta para termos mais mulheres eleitas na política

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.