Pesquisa de Hong Kong confirma o primeiro caso de reinfecção por Covid-19
A descoberta pode significar que a imunidade ao coronavírus dura apenas alguns meses, trazendo implicações às vacinas que estão sendo desenvolvidas
Pesquisadores de Hong Kong reportam o primeiro caso confirmado de reinfecção pelo novo coronavírus, nesta segunda-feira (24). Um paciente de 33 anos foi novamente diagnosticado com Covid-19, quatro meses após ter contraído a doença pela primeira vez.
A informação é preocupante, porque pode significar que a imunidade ao coronavírus dura apenas alguns meses em determinadas pessoas, trazendo, também, implicações às vacinas que estão sendo desenvolvidas.
“Nossos resultados provam que sua segunda infecção foi causada por um novo vírus que ele adquiriu recentemente, ao invés de uma disseminação viral prolongada”, disse Kelvin Kai-Want To, microbiologista clínico da Universidade de Hong Kong, onde a pesquisa foi desenvolvida.
Segundo os pesquisadores, a reinfecção foi descoberta quando o paciente retornou de uma viagem à Espanha e o vírus sequenciado combina com a cepa que circulou pela Europa entre julho e agosto. Além disso, após o sequenciamento do vírus da primeira infecção, foram encontradas diferenças significativas nos dois conjuntos de vírus, mostrando, portanto, que o rapaz foi infectado pela segunda vez.
Os autores da pesquisa também declaram que, devido aos milhões de casos de Covid-19 no mundo inteiro, não é surpresa que alguns pacientes sejam reinfectados pelo vírus depois de alguns meses. Médicos já tinham relatado possíveis casos de reinfecção nos Estados Unidos, mas nenhum deles havia sido confirmado com testes rigorosos.