Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Gravações coletadas por Mário de Andrade há 80 anos são resgatadas

O escritor comandou uma missão, anos atrás, para registrar manifestações culturais dos rincões do Brasil

Por Da Redação
25 nov 2018, 16h14

Depois de 80 anos, pesquisadores conseguiram resgatar material que Mário de Andrade coletou em uma expedição para registrar manifestações culturais espontâneas dos rincões do Brasil.

Em 1938, o escritor comandava o Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo. Ele pretendia registrar manifestações culturais escondidas nos recantos do país, que estavam com risco de extinção devido à chegada da indústria cultural.

Inspirada nas missões do século 19, Mário de Andrade organizou uma viagem que passaria por mais de 30 cidades, entre elas Pernambuco, Paraíba, Ceará, Maranhão e Pará.

O escritor organizou um grupo composto pelo arquiteto Luís Saia, o maestro austríaco Martin Braunwieser, o técnico de som Benedicto Pacheco e o ajudante Antônio Ladeira, para irem até as comunidades. Ele acompanharia tudo de seu gabinete em São Paulo.

Continua após a publicidade

A ideia do projeto era registrar folguedos, cantigas, desafios e toda espécie de ritual musical da cultura popular. Além disso, a equipe também se responsabilizaria por tirar fotos e fazer pequenas filmagens de algumas manifestações.

O resultado desse trabalho está em 21 cadernetas, 14 filmes pequenos, 1.299 fonogramas. No total, foram 33 horas de gravação, 856 objetos coletados e 600 fotografias.

Essa preciosidade será disponibilizada novamente ao público através de uma reedição realizada pelo Sesc, em parceria com o CCSP (Centro Cultural São Paulo). A ideia era relançar o material ainda este ano para comemorar os 80 anos da missão, porém o projeto ficou para o ano que vem, sem uma data definida.

Continua após a publicidade

Leia também: Marchas feministas contra violência de gênero na Europa

Retrato da sociedade, diz Marina Ruy Barbosa sobre ‘Sequestro Relâmpago’

Siga CLAUDIA no Instagram

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.