CLIQUE E ASSINE A PARTIR R$ 6,90/MÊS

Pela primeira vez uma mulher maori é governadora-geral da Nova Zelândia

A nova governadora-geral do país, que é filha de uma maori e de um inglês, afirmou ter orgulho de levar seu duplo legado no cargo

Por Da Redação 21 out 2021, 16h48

Nesta quinta-feira (21), a acadêmica e ativista Cindy Kiro, 63, se tornou a primeira mulher maori a ocupar o posto de governadora-geral da Nova Zelândia. Após a cerimônia de posse, ela representa o país junto à chefe de estado, a rainha Elizabeth.

Cindy é filha de uma maori e de um inglês e disse ter orgulho de carregar um duplo legado em seu novo cargo. O posto tem função principalmente cerimonial, as principais atividades incluem dar posse aos deputados, conceder honras e receber autoridades estrangeiras.

A nova governadora-geral possui experiência na defesa dos direitos das crianças e das comunidades indígenas. Ela prometeu fazer e manter contato com os grupos mais afetados pela pandemia da Covid-19.

“Estamos vivendo um período de imensa incerteza e ansiedade”, explicou durante a cerimônia no Parlamento. Cindy afirmou ainda que pretende chegar aos imigrantes, refugiados e o que ela chama de “heróis não reconhecidos da nossa comunidade”.

Continua após a publicidade

Publicidade