Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Filho de gari se forma na faculdade e dedica conquista à mãe

Jovem é o primeiro da família a conseguir diploma universitário

Por Da Redação
16 nov 2018, 17h24

Lorenzo Menezes tem 22 anos e acaba de se formar na faculdade. Uma conquista comum na vida de um jovem, mas que teve um gosto muito mais especial para o garoto e rendeu um depoimento em homenagem a sua mãe, que é gari.

Edvan Bacelar da Silva, mãe de Lorenzo, trabalha como gari e não possui o 1º grau completo, sempre precisou batalhar para não faltar nada aos seus filhos. Segundo o filho, ‘Netinha’, como ela é conhecida em Conceição do Coité, interior da Bahia, nunca deixou faltar um lápis, um caderno e uma borracha para ele e seus dois irmãos, Rayssa, de 20 anos, e Paulo Ricardo, de 13.

Leia mais: Mãe e filha emocionam internet com homenagem em escola

Todos os anos a mãe vivia uma correria para conseguir matricular os filhos e comprar o material escolar e o uniforme. Lorenzo sempre estudou em escola pública e foi incentivado pelos seus professores a se inscrever no vestibular. Ele foi aprovado com uma bolsa de 100%, via ProUni (Programa Universidade Para Todos), no curso de administração da Universidade Anísio Teixeira, a duas horas de distância de Conceição do Coité. Sem a bolsa, o menino não conseguiria cursar a faculdade, já que toda a família depende do salário de Netinha e do auxílio-doença do pai, Renivaldo Santana de Souza, que sofreu um AVC e ficou impossibilitado de trabalhar.

Continua após a publicidade

Na homenagem nas redes sociais, Lorenzo fala sobre a força e importância de sua mãe em sua vida escolar: “Vendo vários amigos meus estudando em um Cursinho pré-vestibular particular, enxerguei uma oportunidade de reforçar todo conhecimento que estava recebendo… Mas eu não tinha dinheiro, nem minha mãe… Foi aí que surgiu a ideia de vender trufa para pagar a mensalidade! Conversei com minha mãe, tive todo apoio do mundo e corri atrás! Lá estava eu, terminando o último ano do ensino médio, indo pro cursinho de tarde e a noite, me esforçando para valorizar todo esforço que esta mulher fez por mim”, contou.

A colação de grau foi no dia 27 de outubro. Para participar, Lorenzo juntou dinheiro para fazer uma festa para família e amigos, mas, infelizmente, não deu certo. Porém, para a surpresa dele, a família organizou uma festa sem que ele soubesse.

Todos celebraram a conquista do vem, o primeiro da família a ter um diploma universitário. Mas, com certeza, quem estava mais feliz era Netinha. Confira a homenagem:

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

Olá, para quem não me conhece me chamo Enzo Menezes. Esta ao meu lado na foto é a minha mãe, sim, é a mesma pessoa na foto. Para quem não sabe, minha mãe é auxiliar de limpeza, profissão mais conhecida como "gari", "varredor de rua"… Quando eu era pequeno, esta mulher nunca me deixou faltar um lápis, nem uma borracha, nem um caderno para eu estudar. Agraciada pelo programa Bolsa Família, ela utilizava cada centavo para auxiliar na minha educação e na de meus dois outros irmãos, bem como nunca deixou faltar comida na mesa para nos alimentarmos… Todos os anos, lembro como era a correria da minha mãe para não perder a data de matricular a gente, de comprar os materias escolares, o uniforme e nos guiar sempre para o melhor caminho. Minha mãe não tem o 1° grau completo e as dificuldades da vida fizeram com que ela se esforçasse ao máximo para que nós não passassemos pelas mesmas. Estudei em escolas pública do maternal ao ensino médio me esforçando sempre para obter o máximo de conhecimento. Tive muito a ajuda de grandes mestres nesta caminhada, que me incentivaram a não parar. Foi então que no último ano do ensino médio eu decidir entrar para o programa Universade para todos, onde eu pude me preparar melhor para o vestibular. Entretanto, eu via a concorrência e as dificuldades que teria para passar logo de cara… Vendo vários amigos meus estudando em um Cursinho pré-vestibular particular, enxerguei uma oportunidade de reforçar todo conhecimento que estava recebendo… Mas eu não tinha dinheiro, nem minha mãe… Foi ai que surgiu a ideia de vender trufa para pagar a mensalidade! Conversei com minha mãe, tive todo apoio do mundo e corri atrás! Lá estava eu, terminando o último ano do ensino médio, indo pro cursinho de tarde e a noite, me esforçando para valorizar todo esforço que esta mulher fez por mim. O tempo passou e lá estava eu, agraciado com uma bolsa integral no ProUni, pronto para ingressar na faculdade e esta não foi a única notícia boa do ano, meus pais também foram abençoados com o sonho deles através do Minha Casa Minha Vida, comprando uma casa e montando ela com o projeto Minha Casa Melhor.

A post shared by lorenzo menezes (@menezes_lorenzo) on

Leia também: Bebê nasce em trânsito da véspera de feriado na Radial Leste

Siga CLAUDIA no Instagram

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.