Filho de gari se forma na faculdade e dedica conquista à mãe
Jovem é o primeiro da família a conseguir diploma universitário
Lorenzo Menezes tem 22 anos e acaba de se formar na faculdade. Uma conquista comum na vida de um jovem, mas que teve um gosto muito mais especial para o garoto e rendeu um depoimento em homenagem a sua mãe, que é gari.
Edvan Bacelar da Silva, mãe de Lorenzo, trabalha como gari e não possui o 1º grau completo, sempre precisou batalhar para não faltar nada aos seus filhos. Segundo o filho, ‘Netinha’, como ela é conhecida em Conceição do Coité, interior da Bahia, nunca deixou faltar um lápis, um caderno e uma borracha para ele e seus dois irmãos, Rayssa, de 20 anos, e Paulo Ricardo, de 13.
Leia mais: Mãe e filha emocionam internet com homenagem em escola
Todos os anos a mãe vivia uma correria para conseguir matricular os filhos e comprar o material escolar e o uniforme. Lorenzo sempre estudou em escola pública e foi incentivado pelos seus professores a se inscrever no vestibular. Ele foi aprovado com uma bolsa de 100%, via ProUni (Programa Universidade Para Todos), no curso de administração da Universidade Anísio Teixeira, a duas horas de distância de Conceição do Coité. Sem a bolsa, o menino não conseguiria cursar a faculdade, já que toda a família depende do salário de Netinha e do auxílio-doença do pai, Renivaldo Santana de Souza, que sofreu um AVC e ficou impossibilitado de trabalhar.
Na homenagem nas redes sociais, Lorenzo fala sobre a força e importância de sua mãe em sua vida escolar: “Vendo vários amigos meus estudando em um Cursinho pré-vestibular particular, enxerguei uma oportunidade de reforçar todo conhecimento que estava recebendo… Mas eu não tinha dinheiro, nem minha mãe… Foi aí que surgiu a ideia de vender trufa para pagar a mensalidade! Conversei com minha mãe, tive todo apoio do mundo e corri atrás! Lá estava eu, terminando o último ano do ensino médio, indo pro cursinho de tarde e a noite, me esforçando para valorizar todo esforço que esta mulher fez por mim”, contou.
A colação de grau foi no dia 27 de outubro. Para participar, Lorenzo juntou dinheiro para fazer uma festa para família e amigos, mas, infelizmente, não deu certo. Porém, para a surpresa dele, a família organizou uma festa sem que ele soubesse.
Todos celebraram a conquista do vem, o primeiro da família a ter um diploma universitário. Mas, com certeza, quem estava mais feliz era Netinha. Confira a homenagem:
Leia também: Bebê nasce em trânsito da véspera de feriado na Radial Leste
Siga CLAUDIA no Instagram