Barbie Frida Kahlo causa disputa entre família e fabricante

Sobrinha-neta da mexicana afirma que era a única responsável pelos direitos de imagem da pintora

Foi lançada nesta quarta-feira (7) a Barbie inspirada na artista Frida Kahlo. Todavia, a família da pintora mexicana emitiu uma nota pública anunciando que tomará as devidas providências contra a fabricante Mattel por ter utilizado a imagem da artista sem autorização, de acordo com O Globo.

O comunicado foi publicado na conta oficial da família no Twitter, enfatizando que Mara Romeo, sobrinha-neta da artista, era a única responsável pelos direitos de imagem da pintora.

 

“Desconhecemos a origem legal do projeto desenvolvido pela empresa Mattel com uma boneca que claramente representa a imagem da pintora Frida Kahlo”, diz um trecho da nota. Além disso, para Mara, a problemática vai muito além dos direitos de imagem. “Gostaria que a boneca tivesse mais traços de Frida, que não tivesse olhos claros, que trouxesse as sobrancelhas unidas, que representasse tudo o que a minha tia representava: a força… Que represente o México, que seja uma Frida, um estandarte do que é o México“, afirma.

Em posicionamento oficial, a Mattel afirma que: A boneca Barbie visa honrar o enorme legado e a história de Frida Kahlo. A Mattel obteve a respectiva permissão e trabalhou ativamente em parceria com a Frida Kahlo Corporation, a qual é titular de todos os direitos relacionados à Frida Kahlo, para criar essa boneca”.   

Leia mais: Barbie usa hijab pela primeira vez na história

A boneca de Frida Kahlo faz parte da linha anunciada pela Mattel em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que ainda inclui a americana Katherine Johnson (colaboradora de missões especiais da Nasa) e a piloto americana Amelia Earhart.

Leia também: Casal americano decide ter morte assistida no mesmo dia

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s