Clique e assine com até 75% de desconto

Expectativa de vida alcançará os 90 anos para mulheres em 2030

A maior melhora será na Coreia do Sul, com uma alta de 6,6 anos. Confira o estudo:

Por Da Redação 22 fev 2017, 17h34

A expectativa de vida continuará aumentando nos países desenvolvidos. Para as mulheres, ela alcançará os 90 anos em 2030 em países como Coreia do Sul, França e Espanha — revela um estudo publicado nesta quarta-feira (22).

“Até pouco tempo atrás, muitos cientistas pensavam que a expectativa de vida nunca ultrapassaria os 90 anos”, lembrou o professor Majid Ezzati, autor principal do estudo publicado na revista médica britânica The Lancet.

Vinte e um modelos matemáticos foram combinados para prever a evolução da expectativa de vida em 35 países desenvolvidos]. A expectativa de vida de uma sul-coreana ao nascer em 2030, por exemplo, será de 90,8 anos; enquanto que a das espanholas será de 88,07 anos; a das francesas, 88,6 anos; e a das japonesas; 88,4 anos.

A expectativa de vida também evoluirá para os homens e a diferença em relação às mulheres, atualmente mais longevas, tenderá a se reduzir em 2030.

Leia também: Reportagem Premiada de CLAUDIA: O que querem os idosos?

Continua após a publicidade

Possíveis motivos

A expectativa de vida vai melhorar claramente na Coreia do Sul, com uma alta de 6,6 anos para as mulheres, e de sete anos, para os homens entre 2010 e 2030.

Não é à toa: o país ampliou o acesso aos cuidados médicos e vem promovendo uma alimentação saudável entre crianças e adolescentes. As taxas de obesidade e de tabagismo entre as mulheres também se mostraram inferiores às da maioria dos países analisados, de acordo com os pesquisadores.

Leia também: Tomar café pode aumentar o seu tempo de vida

Longevidade no Brasil

Em pesquisa divulgada em dezembro de 2016 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida do brasileiro nascido em 2015 aumentou e passou a ser de 75,5 anos. Em 2014, era de 75,2 anos.

O maior índice desponta em Santa Catarina, batendo os 78,7 anos. O estado também apresentou a maior esperança de vida para os homens (75,4) e para as mulheres (82,1).

“No outro extremo, estão o Maranhão, com a menor expectativa de vida ao nascer para ambos os sexos (70,3 anos), Alagoas, com a menor esperança de vida para os homens (66,5 anos), e Roraima, com a menor para as mulheres (74 anos)”, diz o Instituto.

Continua após a publicidade
Publicidade