Tomar café pode aumentar seu tempo de vida

Estudo americano indica que a cafeína pode ser anti-inflamatória, ajudando o corpo a combater doenças que atrapalham a longevidade

Nada como um cafezinho para acordar, finalizar o almoço ou acompanhar o lanche da tarde. E se tomar uma xícara da bebida, além de saborosa, puder fazer bem para a nossa saúde?  Um estudo americano feito por pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Stanford indicou que a cafeína pode ter um efeito anti-inflamatório, ajudando nosso corpo a combater doenças ao longo dos anos.

Leia também: Beber 3 xícaras de café por dia pode ajudar a prevenir Alzheimer

Analisando amostras de sangue de cerca de 100 pessoas de diferentes idades, os cientistas observaram que os participantes mais velhos com menos níveis de inflamação tomavam pelo menos 5 xícaras de café por dia. “Muitas das doenças tidas como ‘de envelhecimento’ são doenças inflamatórias” explicou o líder do estudo David Furman à Time.

Os pesquisadores ressaltam que a inflamação é uma resposta corpórea natural e importante para o sistema imunológico, mas a cafeína poderia ser um meio para regulá-la. Os autores do estudo vão trabalhar em um projeto complementar que analisará amostras de sangue de 1000 pessoas. Estamos torcendo pelo café de cada dia!

Veja também: Xampu bomba de café: será que ele acelera o crescimento dos fios?