Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Escala 6×1 vai realmente acabar? Entenda em que estágio está a proposta

Proposta de Erika Hilton bate os 171 signatários; saiba os próximos passos

Por Camila Iannicelli
Atualizado em 13 nov 2024, 18h53 - Publicado em 13 nov 2024, 14h38
Entenda em que estágio está o fim da jornada 6X1 proposto por Erika Hilton
Proposta tem como objetivo reduzir as horas semanais trabalhadas sem afetar o salário (Câmara dos Deputados/Divulgação/Reprodução)
Continua após publicidade

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe o fim da escala 6×1, ganhou, nesta quarta-feira (13), o número mínimo de assinaturas necessárias para ser protocolada. Apresentado pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), o projeto angariou , até o momento, 194 signatários. 

“Graças à mobilização da sociedade, ultrapassamos as 171 assinaturas necessárias para protocolar a PEC contra a Escala 6×1”, publicou a deputada em seu perfil no X.

Atualmente, a carga horária estabelecida no artigo 7º da Constituição Federal assegura ao trabalhador um expediente de 44 horas semanais. A PEC sugere um limite de 36 horas, sem alteração na carga diária de 8 horas e sem redução salarial. Com isso, o Brasil poderia adotar o modelo de quatro dias de trabalho e três de descanso.

Fim da escala 6x1 entra em discussão após PEC de Erika Hilton
PEC proposta por Erika Hilton pode avançar (@erikahilton/Reprodução)

A discussão foi liderada pelo vereador Rick Azevedo (PSOL). O tema foi abraçado por diversas pessoas nas redes sociais, e já conseguiu a adesão de 2,3 milhões de assinaturas na petição online em defesa da proposta. 

Continua após a publicidade

“A carga horária abusiva imposta por essa escala de trabalho afeta negativamente a qualidade de vida dos empregados, comprometendo sua saúde, bem-estar e relações familiares”, alerta a petição.

O que é preciso para a aprovação?

Por ser uma emenda constitucional, a medida precisa ser aprovada por 60% dos deputados e senadores, em dois turnos de votação. Isso equivale a 308 dos 513 deputados na Câmara, e 49 senadores no Senado. 

Caso o texto passe por alteração, a proposta deve retornar à Câmara dos Deputados para uma nova votação. Além disso, para o avanço, o texto terá sua constitucionalidade analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para, em seguida, ser encaminhado para uma comissão especial, que pode alterar a proposta original.

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso Whatsapp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.