Em vídeo emocionante, garota síria refugiada narra sua jornada

Veja aos olhos de uma criança como é este processo de mudança

Muito de nós já deve ter se colocado na situação de refugiados: seu país está em guerra, a vida de sua família em risco e a única opção é fugir. Só que aos olhares de uma criança, esta realidade pode ser vista de diferentes formas. Foi pensando nisso que o canal AJ +, uma rede colaborativa de histórias e notícias, produziu um vídeo com a pequena Malak, uma garotinha síria de apenas sete anos.

“Nós viemos em um barco. E ele era grande. A primeira vez que o vi, assustei, mas depois que eu entrei, acabei gostando”, conta Malak nos primeiros segundos de vídeo. “Nós só sofremos quando embarcamos no barco de borracha, porque eles jogaram todos os nossos pertences no oceano, pois estávamos prestes a nos afogar. Mas no final deu tudo certo”, conta ela.

Entenda o caso dos refugiados aqui.

E quando eu perguntam se ela gostaria de voltar para a Síria, ela responde que adoraria, mas nos questiona sobre em que circunstâncias ela voltaria. “Eu queria que todos os meus amigos pudessem vir também, mas não sobrou nenhum. Eu era feliz lá e se Deus quiser um dia ainda vou voltar. Se Deus quiser, a Síria voltará a ser como era antigamente”, diz o relato emocionante de Malak.