Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Em quais meses do ano mais nascem bebês no Brasil

Os dados foram obtidos através de uma pesquisa realizada pela BBC News Brasil

Por Da Redação
Atualizado em 18 fev 2020, 11h11 - Publicado em 18 fev 2019, 14h42

Através das estatísticas de nascimento no Brasil, constatou-se que os brasileiros nascem mais entre março e maio, nove meses após o inverno. Isso vai em contradição à ideia de que nasçam mais crianças em novembro e dezembro, filhos dos meses de Carnaval.

Entre 1997 a 2017, houve 17% mais nascimentos em março do que em dezembro. Ao colocar essa estatística em números absolutos, são 840 mil brasileiros a mais. Os dados foram obtidos através de uma pesquisa realizada pela BBC News Brasil com base no Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos, do Ministério da Saúde.

Micaela Elvira Martinez, professora da Escola de Saúde Pública da Universidade de Columbia, afirmou à publicação que a sazonalidade dos brasileiros é muito forte. Esse fenômeno, segundo ela, se refere ao comportamento “sazonal” dos nascimentos por apresentarem meses de pico e de baixa que se repetem ano após ano.

“Se não houvesse sazonalidade, todo mês nasceria uma quantidade equivalente de pessoas”, afirma Morvan de Mello Moreira, da Fundação Joaquim Nabuco, pesquisador brasileiro que se dedica ao estudo do tema. O fenômeno é observado no mundo todo, porém a particularidade do Brasil é o fato de ser o país onde há a maior sazonalidade de nascimentos.

Continua após a publicidade

De acordo com a professora Micaela, nos estados americanos, há uma diferença de 6% a 8% entre o mês de pico (com maior números de nascimentos) e o mês de vale (menos número), comparado com os cerca de 20% do Brasil.

A ciência ainda não conseguiu afirmar porque isso ocorre. Há uma hipótese de que o ciclo de nascimentos é provocado por mudanças no comportamento sexual ao longo do ano. É possível que tenha ocorrido um aumento na frequência de relações sexuais no inverno ou uma abstinência por motivos religiosos no período da quaresma.

A única região do Brasil que não apresenta esse fenômeno é a Norte. Nos Estados da Amazônia, os nascimentos são distribuídos ao longo do ano e têm dois picos pouco acentuados, em setembro e março. Já o Nordeste e Sudeste são as regiões com maiores sazonalidades do país.

Continua após a publicidade

Leia também: Pai é preso por dar cachaça a bebê, que está em coma alcoólico

Mãe do piloto do helicóptero de Boechat morre três dias depois do acidente

Siga CLAUDIA no Instagram

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.