Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Lista de doenças pesquisadas pelo SUS no teste do pezinho é ampliada

O exame foi dividido em fases para se tornar mais específico e preciso na identificação de outras doenças

Por Da Redação
27 Maio 2021, 12h44

Em cerimônia no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (26), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou uma lei que amplia a lista de doenças a serem investigadas no teste do pezinho realizado pelo Sistema de Saúde Único (SUS).

O texto da lei já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados em março e pelo Senado, em abril. Com a aprovação do Executivo, a mesma entrará em vigor um ano após sua publicação no “Diário Oficial da União”.

O teste do pezinho desde 2002 é obrigatório, sendo realizado nos primeiros dias de vida do bebê, como parte do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN). No teste, é coletada uma amostra de sangue do pé do recém-nascido, o que explica o nome dado ao procedimento.

Atualmente, o exame já identifica essas seis patologias: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. Com a nova lei, novas fases foram implementadas e os novos diagnósticos serão:

Continua após a publicidade
  • primeira fase: toxoplasmose congênita e outras hiperfenilalaninemias, além das já identificadas atualmente;
  • segunda fase: galactosemias, aminoacidopatias, distúrbios do ciclo da uréia, distúrbios da beta oxidação dos ácidos graxos;
  • terceira fase: doenças lisossômicas;
  • quarta fase: imunodeficiências primárias;
  • quinta fase: atrofia muscular espinhal.

A partir da vigência da lei, os profissionais de saúde também deverão informar a gestante e os acompanhantes da importância do teste do pezinho, que apresenta diferentes propósitos e resultados dos exames realizados durante o período pré-natal e puérpero. O diagnóstico de doenças, principalmente as raras, interfere diretamente na eficácia e nas possibilidades de tratamentos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.