Dicas para acabar com a insônia e dormir com tranquilidade

Poucas coisas são tão revigorantes quanto uma bela noite de descanso. Confira alguns truques que ajudam a se livrar das preocupações e conquiste horas tranquilas de sono

Uma rotina de sono saudável aumenta a disposição e favorece a memória, a concentração, a atenção e o raciocínio. Também fortalece o sistema imunológico e preserva o metabolismo, diminuindo o risco de problemas como obesidade e diabetes. Mas o stress e o estilo de vida moderno muitas vezes impedem que se durma o necessário. Conheça então seis dicas que vão ajudá-la a relaxar o corpo e a mente para ter uma noite de sono revigorante. O resultado aparece no dia seguinte: você em ótima forma, com mais disposição, ânimo e energia.

1. Soníferos naturais

Alguns chás facilitam o sono e não causam dependência como os remédios para dormir. O de alface, por exemplo, possui propriedades tranquilizantes, enquanto o de mulungu (Erythrina mulungu) relaxa e alivia dores musculares. A receita é fácil: em uma xícara, coloque 1 colher (sopa) de folhas de alface picadas ou 1 colher (sobremesa) de casca e ramos de mulungu; adicione água fervente, abafe por dez minutos e coe. Prefira comprar as ervas em lojas de fitoterápicos e farmácias de manipulação, onde elas ficam corretamente identificadas e conservadas.

2. Aromas relaxantes

De acordo com Sandra Spiri, presidente da Associação Brasileira de Aromaterapia e Aromatologia, 1 gota de óleo essencial de limão aumenta o poder do tradicional banho morno de atrair o sono. “O óleo pode ser pingado diretamente na esponja e faz a mente relaxar rapidamente”, afirma a aromaterapeuta. Uma alternativa eficaz é pingar 1 gota de óleo essencial de lavanda em um chumaço de algodão e colocá-lo entre a fronha e o travesseiro antes de deitar. “Grávidas e hipertensos não devem usá-los sem consultar um aromaterapeuta e o médico”, alerta a especialista.

Dicas para acabar com a insônia e dormir com tranquilidade

A maçã é uma boa opção de lanchinho da noite
Foto: Getty Images

3. Lanche noturno

Muitas vezes, é a fome que faz pular da cama. Para quem janta cedo, um bom hábito é comer algo leve antes de deitar. Uma maçã, um maracujá ou uma fatia de melão são boas opções, por terem propriedades relaxantes. Se preferir, recorra ao clássico leite morno com mel, que acrescenta um toque de aconchego.

4. Mente tranquila

O consultor alemão Werner Küstenmacher, no livro “Simplifique sua Vida” (Ed. Fundamento), aconselha a apaziguar a mente antes de dormir. “Sorrir por 30 segundos contraindo bem os músculos das bochechas e dos olhos sinaliza para o cérebro: ‘Atenção, há motivos para estar bem-humorado’ “, ensina ele. Expressar gratidão pelo dia que passou também tem efeito calmante, tornando a respiração mais lenta e profunda, segundo o médico alemão Rüdiger Dahlke, autor do livro O sono como caminho (Ed. Cultrix).

Dicas para acabar com a insônia e dormir com tranquilidade

A respiração correta é uma ótima aliada do sono tranquilo
Foto: Getty Images

5. Respiração calmante

Indicada pela instrutora de ioga Mariana Leal, induz ao relaxamento físico e mental e deve ser feita na cama. Sente-se com as costas eretas, apoiadas na cabeceira, e pouse as mãos nas coxas unindo a ponta dos dedos médio e polegar – na tradição iogue, esse mudra (gesto) combate emoções negativas, como ansiedade, impaciência e irritação. De olhos fechados,

· Inspire devagar e profundamente pelo nariz, de modo que costelas e abdome se expandam de leve enquanto o peito se enche de ar;

· Prenda a respiração por alguns segundos;

· Solte o ar bem devagar pelo nariz, demorando o dobro do tempo que levou para inspirá-lo;

· Prenda a respiração por alguns segundos e repita o exercício. “É importante que o exercício seja feito sem esforço, para não causar tensão. Com a prática diária, traz resultados cada vez melhores”, afirma Mariana.

6. Além do sono

Em fases de stress excessivo, escrever sobre os problemas ajuda a mantê-los em perspectiva e evita que eles a impeçam de dormir. O ritual é simples: cerca de duas horas antes de dormir, anote em um caderno preocupações, medos, obrigações desagradáveis, compromissos pendentes etc. Talvez você não chegue a soluções, até porque, em muitas situações, a única estratégia possível é esperar. Ao fechar o caderno, porém, a sensação de missão cumprida traz um grande alívio.