Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Aos 72 anos, morre escritor e psicanalista Contardo Calligaris

O psicanalista estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratar um câncer

Por Da Redação Atualizado em 30 mar 2021, 15h19 - Publicado em 30 mar 2021, 15h14

Contardo Calligaris, escritor, psicanalista e dramaturgo, morreu nesta terça (30) aos 72 anos, em São Paulo. A informação do falecimento foi publicada no Instagram de Max Calligaris, filho do escritor.

Segundo o G1, o psicanalista estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratar um câncer.

Em sua coluna na Folha de S.Paulo, que nasceu em 1999, Calligaris usava a psicanálise para construir suas críticas sobre produtos culturais e demais questões da contemporaneidade. O livro Quinta coluna é um compilado dessas publicações do dramaturgo.

View this post on Instagram

A post shared by Max Calligaris (@mxcalligaris)

Na televisão, ao lado de Thiago Dottori, Calligaris foi responsável pelo roteiro da série Psi (2014), exibida no canal HBO. A produção traz o cotidiano do psicanalista Carlos Antonini, que também é personagem do romance A mulher de vermelho e branco, de Calligaris.

A vida acadêmica do escritor, que nasceu na Itália, em 1948,conta com passagens pela Escola Freudiana de Paris, em 1975, quando conviveu com Jacques Lacan; Universidade de Provença; Universidade da Califórnia em Berkeley e na The New School em Nova York.

No ano de 1986, o psicanalista Calligaris visitou o Brasil pela primeira vez por conta do lançamento do seu primeiro livro de psicanálise, Hipótese sobre o fantasma. A visita foi porta de entrada para o país se tornar sua residência fixa.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade