Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Conheça Eunice Newton Foote, cientista homenageada pelo Google

Doodles do Google homenageia, nesta segunda-feira (17), a cientista pelo seu 204º aniversário

Por Sarah Brito
Atualizado em 22 abr 2024, 22h03 - Publicado em 17 jul 2023, 13h03

Nesta segunda-feira (17), comemora-se o 204º aniversário de Eunice Newton Foote, cientista norte-americana pioneira nos estudos sobre o aquecimento da temperatura e o aumento do dióxido de carbono (CO²) na atmosfera, fenômeno conhecido que hoje chamamos de efeito estufa.

A cientista é a homenageada de hoje pelo Doodle, versão divertida e comemorativa do logotipo do Google para celebrar datas especiais, feriados e homenagear figuras emblemáticas, como Eunice.

Conheça um pouco mais da história e da importância da homenageada de hoje:

Continua após a publicidade

Quem foi Eunice Newton?

Eunice nasceu em 17 de julho de 1819, em Connecticut, nos Estados Unidos e foi uma grande ativista e defensora dos direitos femininos ainda no século XIX, época em que direitos básicos como o acesso à educação eram limitados entre as mulheres.

Porém, Foote seguiu o seu sonho e fez dessa limitação seu combustível para continuar lutando por aquilo que mais acreditava: a ciência. De forma independente, Eunice realizou uma série de experimentos a fim de estudar o comportamento e os efeitos de diferentes gases durante a absorção solar.

Ela encheu diversos cilindros de vidros com gases, incluindo dióxido de carbono e ar, e os expôs à luz solar. Eunice percebeu, então, que o cilindro que continha ar e o gás CO2 reteve muito mais calor, chegando à conclusão de que a exposição solar presente na atmosfera aquece e aumenta a temperatura dos gases presentes aqui na atmosfera, efeito bastante semelhante ao de uma estufa.

Continua após a publicidade

Eunice também realizou testes científicos sobre a presença de eletricidade estática, o que chamava de “excitação elétrica” em 1857, com o objetivo de determinar a quantidade de umidade presente e quais gases estariam presentes na atmosfera.

Segundo a própria homenagem do site de pesquisas, Eunice e sua pesquisa sobre os gases foram ignorados por quase 100 anos. Ela faleceu em setembro de 1888, tendo reconhecimento apenas nos últimos anos, conforme sua história vem sendo descoberta. 

Aquecimento global

Os efeitos devastadores causados pelo aquecimento da atmosfera terrestre, fenômeno este descoberto por Eunice, estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano. Este aquecimento vem gerando ainda mais desastres naturais como tsunamis, terremotos, entre outras diversas alterações climáticas por todo o globo. 

Continua após a publicidade

Uma das mais recentes atingiu as capitais das regiões sul e sudeste do Brasil na última semana, com a passagem de um ciclone extratropical, deixando mais de 800 mil pessoas sem energia no Rio Grande do Sul. 

A emissão de gases e combustíveis na atmosfera tornam o aquecimento global cada vez maior, fazendo com que desastres e catástrofes naturais sejam mais frequentes
A emissão de gases e combustíveis na atmosfera tornam o aquecimento global cada vez maior, fazendo com que desastres e catástrofes naturais sejam mais frequentes (Pexels/Reprodução)

Autoridades e cientistas climáticos alertam cada vez mais os irreversíveis danos causados pela emissão desenfreada de gases e combustíveis prejudiciais ao nosso ecossistema.  Para saber mais sobre ações e iniciativas que buscam incentivar políticas de preservação ambiental, acesse o site do Ministério do Meio Ambiente, www.gov.br/mma.

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.