Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Conheça 7 mulheres da Olimpíada de Inverno

A brasileira Isadora Williams foi uma das que se destacaram, chegando à final da patinação artística individual

Por Pamela Malva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 16 abr 2024, 12h43 - Publicado em 25 fev 2018, 12h20

A Olimpíada de Inverno – 2018 terminou hoje e teve a participação de 95 Comitês Olímpicos Nacionais. e 2.952 atletas. O Brasil foi representado por dez deles.

Conheça 7 mulheres que chamaram a atenção nesta edição, que teve sede em PyeongChang (Coreia do Sul):

1.Isadora Williams, Brasil – Patinação artística individual

(Roberto Schimidt/AFP/Divulgação)

A patinadora de 22 anos brilhou no Brasil por sua emocionante trajetória, que a levou à Olimpíada.

Continua após a publicidade

Sua primeira participação, em 2014, só ocorreu porque ela fez uma vaquinha para que pudesse comparecer. Na última edição, ela não se classificou para a final de patinação por conta de sua marca e acabou em 30º -e última posição.

Desta vez, a representante brasileira fez história, superou todas suas marcas da carreira e se classificou para a final. Ela não nasceu no Brasil, mas a mãe é brasileira e a atleta tem dupla nacionalidade (Brasil – EUA).

Ela competiu a final da modalidade e, ao tentar um salto, levou um tombo. Sua queda fez com que sua nota diminuísse e ela ficasse na 24ª posição. Mesmo que não tenha subido no pódio, sua participação ficou marcada na história, porque Isadora foi a primeira sul-americana a participar de uma Olimpíada na modalidade e chegar à final da patinação individual.

Continua após a publicidade

2. Evgenia Medvedeva, Rússia – Patinação artística individual

(Getty Images/Reprodução)

Competindo na mesma categoria que a brasileira, Evgenia era a favorita desde o começo dos Jogos. Com apenas 18 anos, já quebrou o recorde mundial da modalidade. Ela é bicampeã mundial e superou mais recordes nas competições por equipes. No entanto, acabou em segundo lugar. Ela foi selecionada como um dos 169 atletas considerados “limpos”, depois do caso de doping na Confederação Russa. Evgenia teve que competir sem a bandeira do seu país e sem poder escutar seu hino nacional no pódio.

3. Alina Zagitova, Rússia – Patinação artística individual

(Getty Images/Reprodução)

Junto de Evgenia, a patinadora proporcionou ao público das Olimpíadas um espetáculo no gelo. Ela foi o motivo pelo qual sua companheira de equipe não chegou ao primeiro lugar. Alina, com apenas 15 anos, brilhou superando todos os recordes _inclusive os da colega russa_ e emocionou o público, ganhando a medalha de ouro. Com o tema de “Cisne Negro”, a atleta fez 82.92 pontos, protagonizando uma apresentação que beirava a perfeição. As duas russas fizeram um show, quebrando um recorde atrás do outro -literalmente- e subindo ao pódio, lado a lado. Alina foi a primeira medalhista de ouro russa desta edição dos Jogos.

4. Jaqueline Mourão, Brasil – Esqui

(Getty Images/Reprodução)

A brasileira tem 42 anos e participa dos Jogos pela sexta vez, em PyeongChang, na Coréia do Sul. Ela começou a competir com 28 anos e demonstra que ainda não vai parar, visando Pequim 2022, quando estará com 45 anos. A atleta já passou por natação, ginástica, ciclismo e esqui, sendo que nas Olimpíadas ela já esteve nas modalidades ciclismo mountain bike (em Atenas 2004 e Londres 2012), esqui cross-country (nas edições de Turim 2006, Vancouver 2010, Sochi 2014 e PyeongChang 2018) e biatlo (Sochi 2014).

Continua após a publicidade

5. Lindsey Vonn, Estados Unidos – Esqui

(CBSS Sports/Reprodução)

Um dos maiores nomes dos Jogos de Inverno, a atleta de 33 anos se emocionou na competição, onde encerra sua participação em Olimpíadas _começou na Salt Lake City 2002. Por mais que não tenha conseguido o pódio em sua última prova, ela terminou sua carreira com três medalhas, um ouro e dois bronzes, sendo que o ouro foi no downhill em Vancouver 2010, junto com o bronze no Super G e, por fim, o bronze no downhill em PyeongChang 2018.

6. Ireen Wust, Holanda – Patinação de velocidade

(Daily Mail/Reprodução)

A atleta foi a mais rápida da sua modalidade, se tornou a maior medalhista de patinação de velocidade na história dos Jogos Olímpicos. Ela conseguiu dez medalhas ao todo: cinco de ouro, quatro de prata e uma de bronze. Aos 31 anos, a holandesa é pentacampeã olímpica, tudo em patinação de volocidade: Turim 2006 (3000m), Vancouver 2010 (1500m), Sochi 2014 (3000m e perseguição por equipes) e agora PyeongChang 2018 (1500m).

7. Marit Bjoergen, Noruega – Esqui

(Getty Images/Reprodução)

Com 37 anos, a norueguesa se tornou a maior medalhista da história dos Jogos Olímpicos de Inverno, com 14 medalhas. Sendo que quatro dessas medalhas são na edição deste ano. Ela participa desde Salt Lake City 2002, colecionando 5 participações. Seu número impressionante de medalhas é formado por sete de ouro, quatro de prata e três de bronze. Com essa marca, a norueguesa é a primeira mulher da história a conquistar sete medalhas de ouro em Olimpíadas.

Continua após a publicidade

Leia também: Fórum CLAUDIA vai reunir mais de 20 mulheres presidentes de empresa

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.