Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Aplicativo ajuda a encontrar o melhor ângulo para sua selfie

A tecnologia desenvolvida avalia a direção da luz, posição e tamanho do rosto

Por Da Redação
Atualizado em 3 ago 2017, 11h54 - Publicado em 3 ago 2017, 11h53

Tudo indica que não vamos parar de tirar selfies. Então que tal contar com a tecnologia para aperfeiçoar os autorretratos?

Foi apresentado na edição 2017 da ACM Conference on Designing Interactive Systems, na Escócia, o aplicativo, ainda sem nome, desenvolvido a partir de pesquisa com retratos de modelos virtuais representando pessoas comuns. As imagens foram captadas testando centenas de incidências de luz, posições e angulações de rosto.

Esse banco de selfies de “rostos comuns” passou por votação de milhares de voluntários, elegendo as que pareceram melhores. A partir do resultado, pessoas reais foram convidadas a se autorretratar, algumas delas já orientadas pelas composições aprovadas no teste anterior e sistematizadas em algoritmos. Os resultados de quem já utilizou a tecnologia foram 26% melhores do que as selfies feitas por dispositivos sem o app.

Leia mais: 8 dicas para navegar de modo seguro na internet com seu filho

Diferente dos aplicativos que “consertam” sua selfie depois de tirada, a inteligência artificial elaborada pela equipe da Universidade de Waterloo, no Canadá, guia o usuário no momento de capturar a imagem, levando ela ou ele a concluir por si o melhor ângulo e luz para aquela foto.

Continua após a publicidade

Como tiramos selfies nas mais diversas ocasiões, com propósitos diferentes, uma só receita para a boa selfie não é suficiente. O diferencial do aplicativo é, portanto, avaliar cada situação e auxiliar o usuário a se retratar da melhor forma ali.

“As selfies tem crescentemente se transformado em um meio normal para as pessoas se expressarem e expressarem suas experiências. E as selfies não são todas criadas de forma igual“, avalia Daniel Vogel, professor de ciência da computação da universidade e co-criador da tecnologia, junto a Qifan Li, mestre na Waterloo.

Segundo o pesquisador, esse é o só o começo. Os mesmos princípios utilizados para orientação acerca da luz e do posicionamento do rosto podem ser aplicados para outras variáveis, como corte de cabelo, tipos de sorriso e até a roupa usada.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=n-hQk8j4rxY&w=560&h=315%5D

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.