Como praticar o autoelogio

O autoelogio pode trazer benefícios e melhorar a autoestima. Siga as dicas de CLAUDIA e do psicólogo italiano Walter Riso

Veja você mesma de forma mais positiva!
Foto: Getty Images

O que dizemos a respeito de nós mesmos determina a nossa maneira de sentir e agir. O autoelogio significa uma forma positiva de falar a si mesma e se parabenizar quando acreditar ter feito as coisas direito. Costuma ser tão ou mais importante para a nossa autoestima quanto os reforços externos, ou seja, os elogios que desejamos tanto ouvir do namorado, da chefe, do professor, do seu melhor cliente… Por isso, separamos dicas para que você se elogie mais. Siga os passos:

1. Acredite que pode se parabenizar pelo que quiser

Cada um determina os seus próprios padrões de excelência. Durante uma semana ou duas, anote seus comportamentos e atitudes passíveis de autoelogio e aquilo que pensa e diz depois de realizá-lo. 

2. Diga em voz alta o autoelogio, a sós

Principalmente nessa fase inicial em que está se acostumando a fazer isso, faça assim para que você possa ouvir: “Parabéns para mim!”, “Isso foi ótimo”, “Genial!”…

3. Administre o autoelogio em voz baixa nas semanas seguintes

Até que se transforme em pensamento ou em linguagem interna, repita para si mesma em voz baixa.

4. Treine bastante o que quer por meio da prática

A prática leva o ato a se tornar automático – assim como fizemos quando aprendemos a dirigir e digitar. Quando conseguir isso, o novo comportamento estará incorporado ao seu dia a dia.