Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Colunista espanhol defende Nobel da Paz a bombeiros de Brumadinho

Para Juan Arias, profissionais semearam esperança e conseguiram 'milagre de unificar' país polarizado

Por Da Redação
Atualizado em 18 fev 2020, 11h23 - Publicado em 1 fev 2019, 13h32

Juan Arias, colunista do jornal espanhol El País, defendeu que os bombeiros que atuam nas buscas de vítimas em Brumadinho recebam o prêmio Nobel da Paz. “Foram eles, anônimos, mal pagos, que não hesitaram em colocar as próprias vidas em perigo para salvar a de outros. Foram eles que nos ofereceram um pouco de oxigênio quando começávamos a desconfiar de tudo e de todos”, escreveu. 

“Coração do continente”, como disse Arias, o Brasil nunca conquistou a premiação. Vizinhos, no entanto, têm histórico diferente. A Argentina foi congratulada cinco vezes com os prêmios, o México, três, Colômbia e Guatelamala, duas, e Venezuela e Peru, um Nobel cada.

+ Dono de pousada morto em Brumadinho fez post de alerta 1 ano atrás

Ele destaca que a atuação dos bombeiros na tragédia anunciada pode colocar o Brasil no rol dos premiados. “Esses bombeiros fizeram de suas mãos, afundadas em toda a lama mortal, um instrumento de paz e de ilusão de poder encontrar vida”.

Continua após a publicidade

Aos anseios de parte da população que sugere que o prêmio seja entregue ao ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, o colunista diz que não seria um bom momento de conceder a congratulação a um político. Em vez disso, ressalta ele, os “bombeiros semearam a paz no momento em que o ceticismo já secava os corações”.

“Seria até simbólico que a Academia Sueca pensasse, ao conceder pela primeira vez seu prêmio ao Brasil, no Nobel da Paz. Milhões de brasileiros, de fato, se identificaram, sem diferenças políticas, em um movimento de solidariedade com os bombeiros salva-vidas que conseguiram criar um clima de alento em um contexto de polarização asfixiante. Os bombeiros conseguiram o milagre de unificar por um instante um país quase em guerra”, escreveu

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.