Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Chuva de meteoros atingirá seu ápice no céu brasileiro nesta madrugada

As condições de visibilidade desse fenômeno anual estão mais favoráveis este ano devido à Lua nova

Por Da Redação
12 ago 2018, 17h19

Se você adora acompanhar os fenômenos astronômicos visíveis a olho nu, é melhor cancelar seus planos para ter uma boa noite de sono entre este domingo (12) e segunda (13). Nesta madrugada, a chuva de meteoros Perseidas atingirá seu auge.

É esperada uma taxa máxima de 60 meteoros por hora. A visão privilegiada será de quem estiver mais ao norte do Brasil, já que a chuva dos Perseidas é mais favorável para observadores do hemisfério norte.

A previsão é de que o pico em São Paulo seja às 4 horas da manhã de 13 de agosto, mas desde as 2 horas da manhã a constelação já estará visível, segundo a Nasa, a agência espacial norte-americana.

Os meteoros têm trajetória aleatória, o que significa que podem aparecer em sequência ou com intervalos mais longos. Eles são resíduos de cometas, com o tamanho de grãos de areia, e queimam quando adentram a atmosfera, gerando a luz que vemos da Terra.

Continua após a publicidade

Perseidas acontece todos os anos porque, em sua rotação em torno do Sol, a Terra sempre passa pelo pedaço do espaço onde o cometa passou, e onde suas partículas soltas permanecem.

Não é necessária a utilização de nenhum instrumento especial para visualizar a chuva Perseidas. Recomenda-se, no entanto, a procura por um lugar livre de poluição e das luzes artificiais da cidade, privilegiando a admiração da escuridão do céu e do brilho dos meteoros. Como esta será uma noite sem Lua visível, as condições ficam ainda mais favoráveis. 
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.