Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Caso Marielle: Google recorre ao STF contra obrigação de quebra de sigilo

A empresa diz que "reforça sua preocupação sobre o grave risco à privacidade dos brasileiros"

Por Da Redação
2 out 2020, 13h07

O Google está pedindo que seja revogada a ordem judicial que obriga a empresa a entregar dados de milhares de usuários, com o objetivo de ajudar nas investigações sobre o assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes. A empresa recorreu ao Supremo Tribunal Federal, alegando que “reforça sua preocupação sobre o grave risco à privacidade dos brasileiros decorrente de ordens de quebra de sigilo genéricas e não individualizadas, direcionadas a usuários que não são suspeitos ou mesmo investigados”. As informações são do Estadão

As informações pedidas ao Google são as seguintes: todos os dados de geolocalização dos usuários que estavam nos arredores do local onde o carro dos atiradores foi visto pela última vez, em 2 de dezembro de 2018; e todas as buscas de sete termos (“Marielle Franco”, “vereadora Marielle”, “agenda Marielle”, “agenda vereadora Marielle”, “Casa das Pretas”, “Rua dos Inválidos, 122” e “Rua dos Inválidos”) por quaisquer usuários durante os cinco dias que antecederam o crime.

A solicitação dos dados foi feita pelo Ministério Público do Rio de Janeiro e acatado pelo Supremo Tribunal de Justiça. O representante do Google no julgamento do STJ, Eduardo Mendonça, argumentou que a empresa colaborou nas investigações, disponibilizando “dados específicos de mais de 400 pessoas e dados de conteúdos específicos de mais de 30 usuários” suspeitos de envolvimento. Ele defendeu que essa nova liberação massiva de dados é desproporcional.

O Ministério Público alega que o pedido é válido, uma vez que o caso é de interesse público e ainda não foi resolvido. O órgão argumenta que a privacidade dos usuários não seria violada, uma vez que apenas os números de IP seriam fornecidos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.