Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Caso inédito: Gêmeas trans fazem cirurgia de readequação de sexo em SC

As jovens de 19 anos nasceram com sexo biológico masculino e fazem tratamento hormonal desde os 15 anos

Por Da Redação
12 fev 2021, 13h00

Duas gêmeas trans de 19 anos realizaram cirurgia de readequação de sexo em um hospital de Blumenau, Santa Catarina. Elas, que nasceram com sexo biológico masculino, discutem a readequação para o sexo feminino desde antes da maioridade. De acordo com o hospital que realizou o procedimento, a cirurgia de uma delas terminou na quarta-feira (10) e a outra irmã foi operada na quinta-feira (11).

Para a realização deste procedimento, o paciente deve passar por um acompanhamento multidisciplinar por cerca de 2 anos.

Segundo o hospital, as gêmeas começaram o tratamento hormonal na altura de seus 15 anos. Antes da readequação, as duas passaram por acompanhamento psicológico e orientações médicas.

A cirurgia de ambas teve duração de cinco horas. Agora, elas repousam no mesmo quarto e ficarão internadas por três dias, de acordo com informações do hospital.

Os médicos José Carlos Martins Junior e Cláudio Eduardo, especialistas em cirurgia trans e feminização facial, foram os responsáveis  pelo procedimento de readequação de sexo, realizado no Hospital Santo Antônio, que com o feito, se tornou o pioneiro na realização deste tipo de intervenção cirúrgica em gêmeas.

Continua após a publicidade

No caso das irmãs, a cirurgia foi realizada em um hospital particular, mas o procedimento também está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, apenas cinco hospitais públicos prestam este serviço no país e a espera para iniciar o processo pode demorar até cinco anos.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.