Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Bacalhau com couve cozida e fufu, prato típico do Congo

Forçadas a deixar seus países de origem, as refugiadas no Brasil conseguem manter suas raízes através da culinária

Por Beatriz Koch Atualizado em 28 out 2016, 00h51 - Publicado em 28 jul 2016, 19h31

Mvumbi Bulandayi tem 38 anos. O tempero forte e a culinária marcante da África faziam muita falta a Mvumbi, que, desde 2010, refugiou-se no Brasil para escapar dos combates motivados por rivalidades étnicas na região em que vivia, no Congo. “Lembro de ser agredida na frente de meus filhos por homens que procuravam meu marido. A situação ficou insustentável”, lamenta. Assim como ela, os conterrâneos que conheceu na capital paulista também sentiam falta do sabor de casa. Teve, então, a ideia de abrir o restaurante Amina, especializado em receitas de seu país de origem. O fufu, massa de fubá e farinha de mandioca, que acompanha o bacalhau (veja a receita abaixo), faz sucesso com a clientela.

Nani Rodrigues
Nani Rodrigues

Bacalhau com couve cozida e fufu

Nani Rodrigues
Nani Rodrigues

Ingredientes

.1 quilo de bacalhau dessalgado 
.Óleo para fritar
.3 cebolas
.2 pimentões verdes em tirinhas
.5 colheres (sopa) de azeite
.2 dentes de alho picados
.1 folha de louro
.1/2 xícara de extrato de tomate
.200 gramas de pasta de amendoim integral
.1 xícara de caldo de carne 
.1 xícara de caldo de legumes
.1 maço de couve em tirinhas 

Para o fufu

.1/2 quilo de fubá de milho
.1/2 quilo de farinha de mandioca

Continua após a publicidade

Modo de preparo

Seque o bacalhau com papel absorvente para retirar o excesso de água. Em uma panela, em fogo médio, frite-o em óleo quente, em imersão, até dourar ligeiramente. Retire com uma escumadeira e deixe escorrer sobre papel absorvente. Em uma frigideira, em fogo médio, refogue 2 cebolas, em tirinhas, e o pimentão em 2 colheres (sopa) de azeite por cinco minutos. Reserve. Em outra panela com o azeite restante, frite em fogo médio o alho e a terceira cebola, picada, por três minutos. Junte os demais ingredientes, exceto a couve, mexendo até levantar fervura. Acrescente a couve e cozinhe por três minutos. Reserve.

Prepare o fufu

Em uma panela, em fogo médio, junte 1 litro de água, o fubá e a farinha, mexendo sempre, até soltar do fundo do utensílio. Desligue o fogo e espere amornar. Forme pequenas bolas com essa massa e reserve. Sirva o bacalhau com a cebola e o pimentão por cima, acompanhado da couve ao molho de amendoim e do fufu.

Entenda mais sobre as histórias de nossas personagens, as mulheres refugiadas no Brasil:

 

Continua após a publicidade
Publicidade