Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Ato que excluía personalidades negras da Fundação Palmares é suspenso

Decisão foi assinada na última segunda-feira (15) pela 17ª Vara Federal Cível (DF), suspendendo a retirada de nomes de personalidades negras

Por Da Redação
18 mar 2021, 23h02

Na segunda-feira (15), a Justiça Federal do Distrito Federal determinou que a Fundação Palmares volte a incluir os nomes de personalidades negras que foram excluídas de uma lista de homenageados da entidade. Benedita da Silva, Marina Silva e Madame Satã foram alguns dos nomes incluídos na lista. A Fundação ainda não comentou sobre a decisão, de acordo com o G1. A decisão foi assinada pelo juiz Diego Câmara, da 17ª Vara Federal Cível (DF).

Em outubro de 2020, Sérgio Camargo, presidente da fundação, usou uma rede social para tratar da exclusão das pessoas negras. O representante chegou a dizer que Marina Silva foi retirada da lista por não ter uma contribuição relevante para população negra do Brasil.

Em junho de 2020, em uma reunião gravada, Camargo ofendeu o movimento negro, direcionando palavrões e acusações a Zumbi. Ele ainda considerou um decreto para que o Dia da Consciência Negra deixasse de ser feriado.

A Justiça avaliou uma ação popular proposta por um grupo de advogados, que alegou que o ato de exclusão das personalidades não respeita um processo legal, uma vez que não foi instaurado processo administrativo para discutir o caso.

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.