Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Árbitras têm atuações inéditas em Mundial de Clubes e Super Bowl

Edina Alves Batista e Sarah Thomas comandaram pela primeira vez a arbitragem das duas competições na modalidade masculina

Por Da Redação
Atualizado em 8 fev 2021, 20h05 - Publicado em 8 fev 2021, 19h52

O último domingo (7) foi marcado por duas grandes competições no universo do esporte: a semifinal do Mundial de Clubes FIFA 2020 e o Super Bowl, que é a final do campeonato da principal liga de futebol americano dos Estados Unidos, a NFL. Em comum, as partidas se destacaram pelas participações inéditas de mulheres na arbitragem.

A disputa entre as equipes de futebol masculino Al Duhail e Ulsan Hyundai FC teve pela primeira vez um trio feminino de arbitragem no Catar, onde o Mundial é realizado. Para apitar o jogo, a FIFA, Federação Internacional de Futebol, escalou de forma inédita a juíza brasileira Edina Alves Batista, que compôs a equipe com a também brasileira Neuza Back e a argentina Mariana de Almeida.

Até esta edição da competição, mulheres só haviam participado da arbitragem de jogos da FIFA de categorias de base, como na Copa do Mundo Sub-17, em 2017 e 2019. 

As brasileiras fizeram sua estreia no Mundial na última quinta-feira (4) na partida entre Tigres, que venceu o Palmeiras no domingo, e Ulsan Hyundai. Edina participou como quarta árbitra e Neuza como auxiliar reserva. Nesta segunda-feira, elas voltaram para essas funções no jogo do Bayern de Munique contra o  Al Ahly.

No currículo, as duas também têm como registro a atuação na Copa do Mundo Feminina, na França, em 2019. Entre as disputas que apitaram, o clássico entre as gigantes equipes da Inglaterra e dos Estados Unidos certamente marcou.

Continua após a publicidade

Assim como as profissionais brasileiras, Sarah Thomas tem uma trajetória com marcos por ocupar espaços até então só destinados a homens. Na disputa da liga de futebol americano entre Tampa Bay Buccaneers e Kansas City Chiefs, a profissional de 47 foi a primeira árbitra escolhida para apitar a final do Super Bowl, que teve o Tampa Bay Buccaneers como campeão.

A história de Sarah com a NFL começou em 2015, quando foi contratada para ser a primeira mulher na função de juíza de linha. Com os anos, ela foi galgando novos cargos até chegar ao que ocupa hoje.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.