Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

5 pilares que levam à tranquilidade

Colunista Marcia de Luca dá dicas de como ter uma vida mais leve

Por Marcia de Luca
Atualizado em 28 out 2016, 11h05 - Publicado em 3 ago 2015, 11h39

Segundo a sabedoria indiana, o conhecimento que adquirimos é um dos valores mais importantes para a formação do nosso caráter. É por isso que me mantenho em constante busca por novas informações. Nessas minhas andanças e infinitas leituras, aulas e palestras, conheci a filosofia extraordinária de Don Miguel Ruiz, xamã que se inspira nas tradições da civilização Tolteca, originária do México. Esse mestre expressa com clareza e de maneira impecável o caminho que devemos trilhar para nos tornarmos guerreiras da paz – algo essencial neste mundo tão conturbado de hoje. Ruiz é autor do livro Os Quatro Compromissos, publicado em 1997, no qual elenca e discorre sobre os pilares que nos levarão à tranquilidade. Algum tempo depois, ele acrescentou mais um quinto acordo à lista. Admito que, desde que assimilei esse conhecimento, minha vida passou a ser mais fácil e, principalmente, leve.

O primeiro dos compromissos diz: “Seja impecável com sua palavra”. Ruiz defende que a integridade é fator essencial para evoluirmos como pessoas, ou seja, aquilo que falamos devemos cumprir. Por ser um instrumento tão forte, a palavra não deve ser usada para agredir ou magoar, e sim para espalhar o amor, a compaixão.

“Não pressuponha nada”, sugere o próximo acordo. Encontre coragem para expressar o que você pensa e o que quer assertivamente. Comunique-se de maneira firme e clara para que não haja mal-entendidos. Se não compreender o que o outro diz, questione-o.

“Não leve nada para o lado pessoal”, explicita o terceiro. Passamos tanto sofrimento à toa ao supor que os outros nos querem mal de alguma maneira. Don Miguel ensina que nada que as pessoas fazem tem a intenção de nos atingir. Devemos permanecer imunes às opiniões e ações alheias. Não se coloque sempre no lugar da vítima e evite essa tortura sem sentido.

No quarto compromisso, ele indica: “Faça sempre seu melhor”. Entenda que entregar-se e fazer o máximo nem sempre será a mesma coisa. Estamos evoluindo como pessoas; então, nossa dedicação também é diferente. Evite ficar se criticando ou, pior ainda, se culpando por tudo que vai mal, mas tente colocar todo seu empenho e coração nas ações.

Continua após a publicidade

Por fim, “Nunca acredite piamente no que você ouve”. Claro que é importante estarmos abertas ao conhecimento e entender que ele pode vir de várias fontes, mas também é essencial pesquisar e checar a origem da informação – só assim poderemos confiar na veracidade dos fatos e acrescentá-los à nossa vida.

Agora, pare um momento. Feche os olhos, respire e se acalme. Abra seu coração e sinta o amor. Plante as sementes de todos esses compromissos no mais profundo do seu ser para que elas germinem gerando flores e frutos em seus dias. Ordene a cada uma das suas células que grave em sua memória a grande sabedoria que existe nesses conselhos. Sem dúvida, a prática consistente pode mudar a sua vida, assim como mudou a minha. Lembre-se: para realmente assimilar o conteúdo, é preciso intenção, disciplina e tempo. Essa receita é infalível para seu sucesso e para uma trajetória de paz, alegria, harmonia e amor. Vamos nessa?

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.