Saiba o que é um armário cápsula e como ter um em casa

Ideia traz o conceito do consumo consciente e ensina a montar looks variados com o menor número possível de peças

Seja em qualquer âmbito de nossas vidas, a tendência do momento é pregar pela sustentabilidade e consumo consciente. E é claro que na moda não seria diferente. O termo “armário cápsula” ficou mais conhecido nos últimos tempos e vem com a proposta de trazer um guarda-roupas com menos peças e extremamente eficiente.

+ Conheça o upcycling, técnica que renova sua roupa desgastada

O termo surgiu na década de 1970 com a estilista Susie Faux, mas viralizou após a blogueira americana Caroline Joy, do Un-fancy.com, adotar o estilo de vida. Ela escolheu 37 peças do armário para viver durante alguns meses. O número pode parecer alto, mas tente contar quantas peças existem no seu armário. Você perceberá que é um volume bem reduzido!

A dúvida de muitos ao adotar o armário cápsula é a limitação dos looks. Entretanto, por ter menos possibilidades, você acaba criando diferentes combinações que resultam em visuais extremamente diversificados. 

Como montar um armário cápsula

  • Para entrar de cabeça nesse novo estilo de vida, primeiro é preciso definir quantas peças de roupas o seu armário terá. Não há um número ideal, mas tente trabalhar com 33 peças. 
  • Depois, liste o que costuma usar no seu dia a dia. Anote quais roupas você mais usa para ir ao trabalho e sair com as amigas, por exemplo. Seja sincera consigo mesma, pois este momento é decisivo (nesta etapa, vale recorrer às dicas de Marie Kondo).
  • Eleja as peças essenciais no seu guarda-roupa, como uma calça confortável, uma camiseta que combine com tudo, um casaco para usar nos dias mais frios e um sapato confortável e versátil. 
Armário Cápsula Parte do armário-cápsula da Gabriela, do Teoria Criativa.

Parte do armário-cápsula da Gabriela, do Teoria Criativa. (Teoria Criativa/Reprodução)

Algo que pode te ajudar na organização é montar um catálogo. Registre em algum lugar o que você tem no armário, assim sempre que tiver que montar uma combinação você saber o que vai usar. Isso vai te poupar muito tempo e te auxiliar nos dias em que você pensa que não tem nada no armário.

E aí, que tal começar o plano de um consumo mais consciente agora mesmo?

Leia também: 5 motivos para assistir a série de Marie Kondo na Netflix

Alerta tendência: casaco de pelúcia é como um abraço quentinho

Vote e escolha as vencedoras do Prêmio CLAUDIA