CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR DE R$ 12,90/MÊS

Poesia e moda se encontram no desfile de Renata Buzzo no SPFW

A coleção de Renata Buzzo trouxe a tona a profundidade do ser mulher em versos

Por Nathalie Páiva 2 jun 2022, 19h55

A estilista Renata Buzzo  apresentou Latina, a nova coleção de sua marca, na passarela da São Paulo Fashion Week nesta quinta-feira. No caos do isolamento provocado pela pandemia de Covid-19, a artista criou versos que resultaram num poema homônimo ao da coleção e que se traduziram em peças que exaltam a feminilidade, vivências pessoais e de suas ancestrais, além de, claro, todo o orgulho da latinidade.

Cores vivas e saturadas marcaram o desfile, no qual as franjas foram uma das protagonistas, garantido movimento e vivacidade às peças. No fashion film, estrofes do poema se fundem às roupas. 

Além de remeter à hipersexualização à qual mulheres latinas são submetidas, de acordo com a própria Renata,  as peças brincam também com outros estereótipos e referências, como o decote cruzado no pescoço que foi imortalizado pela atriz e cantora mexicana Selena Quintanilha e os vestidos tipicamente usados em competições caribenhas de dança.  Os trançados que aparecem em muitas peças são, diz a estilista, representações dos laços de família e ancestralidade feminina. 

Além do ícone na música e da televisão mexicana, Renata se inspirou em mulheres como Frida Kahlo (também mexicana) e a cubana Ana Mendieta, ambas artistas que basearam suas obras nas próprias experiências de vida. 

A beleza do desfile foi assinada por Muriel Gallo, que inspirou-se nas telenovelas mexicanas dos anos 1990, nas quais a pele é mais opaca, com destaque para cílios e unhas postiças. Nos acessórios, correntes, anéis e argolas tiveram protagonismo.

A referência às novelas também aparece nas fotos de Latina, inspiradas nos cartazes promocionais desses produtos televisivos, beirando o exagero, com excesso de saturação e tratamento intencionais. Mais um toque irônico que Renata fez questão de incluir na coleção.

Continua após a publicidade

Publicidade