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Fim de uma era? Gucci não participará mais dos desfiles nas temporadas

Marca abandona o calendário tradicional da moda e anuncia que a partir de agora fará apenas dois desfiles por ano

Por Da Redação 25 Maio 2020, 13h50

E mais uma marca de luxo anuncia que vai abandonar o calendário oficial das estações definidas na moda. Desta vez foi a Gucci, que declarou neste domingo (24) que fará apenas dois desfiles por ano, sem se prender mais à sazonalidade.

Alessandro Michele, diretor criativo da grife, comunicou a mudança na conta oficial do Instagram. “Abandonarei o ritual desgastado das sazonalidades e shows para recuperar uma nova cadência, mais próxima da minha ligação expressiva”, disse. 

  • “Nos reuniremos apenas duas vezes por ano, para compartilhar os capítulos de uma nova história. Capítulos irregulares, alegres e absolutamente livres, que serão escritos combinando regras e gêneros, alimentando-se de novos espaços, códigos linguísticos e plataformas de comunicação”, dizia um trecho do post. 

    Ainda segundo a nota, Alessandro acredita que o que parecia ser tradicional na moda como cruise, pré-outono, verão e inverno ficaram para trás, além de afirmar que as marcas perderam seu significado e se desligaram da realidade. “Nós podemos construir o amanhã com uma nova personalidade”, disse. 

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    5/6 * @alessandro_michele announces a new beginning in ‘The Sacred Power of Producing Reverberations’ is his diary entry for May 3, 2020, shown here in Italian, to follow in English. “I will abandon the worn-out ritual of seasonalities and shows to regain a new cadence, closer to my expressive call. We will meet just twice a year, to share the chapters of a new story. Irregular, joyful and absolutely free chapters, which will be written blending rules and genres, feeding on new spaces, linguistic codes and communication platforms.” #AlessandroMichele Read his diary through link in bio.

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    Antes da Gucci, a  marca Saint Laurent (que pertence ao mesmo grupo controlador, o Kering) anunciou medidas parecidas, no fim de abril. A grife vai pular a Paris Fashion Week em setembro, reformulando sua programação para mostrar coleções para o resto do ano, rompendo com o calendário da moda convencional.

    A  marca francesa havia desistido também da semana de moda masculina em Paris e informou que a atitude foi tomada em resposta às bruscas mudanças causadas pela pandemia.

    O que o mundo se pergunta agora é se a decisão será seguida por outras grandes marcas. Antes mesmo da pandemia do coronavírus, grandes players do mercado como o BFC (British Fashion Council) e o CFDA (Council of Fashion Designers of America), já discutiam uma desaceleração do ritmo da moda.  Os dois conselhos já se manifestaram apoiando sugestões para reparar o que eles consideram um sistema obsoleto. Os grupos reforçaram a importância da diminuição no ritmo de produção das marcas e o rearranjo das datas das coleções às lojas – propondo que sejam mais próximas da estação que se destinam.

    Em tempos de isolamento, não se cobre tanto a ser produtiva:

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